quarta-feira, 15 de outubro de 2008


“Nos períodos difíceis de minha vida, rabiscar frases - ainda que nunca venham a ser lidas por ninguém - me traz o mesmo reconforto que a prece para quem tem fé: através da linguagem ultrapasso meu caso particular, comungo com toda a humanidade. Toda dor dilacera; mas o que a torna intolerável é que quem a sente Imatem a impressão de estar separado do resto do mundo; partilhada, ela ao menos deixa de ser um exílio. Não é por deleite, exibicionismo, por provocação que muitas vezes os escritores relatam experiências terríveis e desoladoras: por intermédio das palavras, eles as universalizam e permitem que os leitores conheçam, em seus sofrimentos individuais, os consolos da fraternidade. Em minha opinião, essa é uma das funções essenciais da literatura, e o que a torna insubstituível: superar a solidão que é comum a todos nós e que, no entanto, faz com que nos tornemos estanhos uns aos outros. “(Simone de Beauvoir citada por Mirian Goldenberg em "Infiel" Ed. Record)


Imagem de Vermeer

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Dona Diva

Faria hoje 65 anos.
Dos 63 anos que lhe foi permitido viver, viveu intensamente,amorosamente.
A saudade reaviva minhas lembranças mais remotas .
Impossivel esquecer de sua gargalhada gostosa,do abraço gordinho,do cheiro bom que tinha,do aroma de pão integral espalhando pela vizinhança todas nas sextas feiras a tarde enquanto se preparava para o Sábado.O tempero do seu feijão
Sua voz bonita ecoando pelo quintal.Amava ouvi-la cantando estrada do sol enquanto lavava roupa...
O carinho dos vestidos costurados e bordados por ela.
O capricho com que cuidava de meus cabelos que eram enormes.
Me lembro como eu me aborrecia quando ela me fazia aquele penteados estilo "fone de ouvido", com tranças enroladas ao lado das orelhas.
Tenho mais 6 irmaõs que compartilham dessa mesma saudade.
Antes de morrer ela plantou um ipe roxo para meu irmão, e este ano como se fora um sorriso, o ipe floresceu pela primeira vez bem no dia do niver de meu mano,23 de setembro, um sorriso plantado antecipadamente...veio junto com a primavera.
Há uma canção que foi gravada na década de 70 para a trilha sonora da primeira versão do "Sítio do pica-pau amarelo".Quem a interpreta é o excelente cantor José Luiz Mazziotti e expressa toda essa doçura e paz que sinto quando essas lembranças voltam do fundo de meu baú emotivo.
A Canção se chama Dona Benta.
Por razões filosoficas não creio que minha amada Diva poderá ouvir essa musica,mas
quero oferece-la a uma moça cheia de vida que esta fazendo aniversario hoje.
A Denise do Blog Virgula Antenada.Uma pessoa do tipo "chocolate com pimenta", super especial e é um belo milagre de olhos verdes.
Denise!!Feliz aniversario querida menina !!Beijos e que Deus a abençoe e aos que voce ama!
Quanto a todos voces que por ventura estejam me lendo,tenham momentos tão suaves e gostosos quanto a bela voz do José Luiz.
Curtam o som moçada!!




Que pessoa é essa
Que fazendo as contas
Que contando os pontos
Faz um lindo bordado

Que pessoa é essa
Que tem a liberdade
De abrir a janela esbarrando no verde
Que magia é essa?
Que milagre é esse?
Hunhummmm
Mas que magia é essa?
Que milagre é esse?
Hunhummmm

Que pessoa é essa
Que não se desaponta
Que nunca se espanta
Que vive e que sonha
Que pessoa é essa
Que sem nenhum esforço
No jantar ou almoço
Tem a mesa farta

Mas que magia é essa?
Que milagre é esse?
Hunhummmm
Mas que magia é essa?
Que milagre é esse?
Hunhummmm...