terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Maravilhoso e Extraordinário Mundo de Julio Verne

Verão de 1971.
Uma menina de nove anos, um abacateiro com galho curvado e um livro de Julio Verne.
O Livro era "Viagem ao Centro da Terra".
Amor a primeira frase lida.
Foi assim que passei horas e horas, dias e dias de um janeiro distante, sentada no meu galho preferido de abacateiro ...
Como fui apresentada a esse escritor?
Entre umas tralhas que meu tio Santos tinha levado pra nossa casa antes de morrer havia alguns tesouros. Entre eles:livros,muitos deles.Entre esses livros tive o prazer de conhecer Julio Verne.
Genial.
Li todos os livros dele .
Papa da ficção cientifica, visionário, moderno, maluco!
Pouco depois assisti na Tv (sessão da tarde quando prestava) o filme Viagem ao Centro, que foi feito em 1959, apesar de ter personagem que não existe no livro tem imagens que marcaram minha infância.È um filme que gosto de rever sempre que posso.Tem uma leitura em cinema mais nova do tema mas eu prefiro o filme antigão da década de 50.
Para marcar mais a minha historia de amor com esse livro do Julio Verne em especial, o ex-tecladista do Yes, Rick Wakeman, em 1974 compõem e lança um disco épico, com o mesmo nome, inspirado no livro de Verne.
Claro que é uma interpretação livre e cheia de licença poética e é sensacional!
Hoje Julio Verne faria aniversário hoje e gosto de pensar em como ele está vivo em suas historias.Gosto de pensar em como ele pode ainda hoje fazer tanta gente viajar com ele em suas aventuras!
A arte torna os homens imortais pois é a memória que faz com que as coisas não morram.
Enquanto houver um ser humano vivo que aprecie a poesia seja ela de que forma venha( som,letras,imagens,movimentos) não importa!
esses geniais criadores permanecerão vivos.
E viva os maravilhosos loucos e criativos desse mundão de Deus!
Salve Julio Verne!
Deixo pra vocês curiosos de plantão o primeiro vídeo (da série de vídeos do filme Viagem ao Centro da Terra) editados por meu primo (Ronaldo Lopes Teixeira-RoLT-VideoMaker de primeira) usando o filme de 1959 ilustrando a musica de Rick Wakeman.
Não é porque foi meu primo quem editou não mas, pra mim a melhor série de vídeos do Rick Wakeman é feitas por ele. Impecáveis.Recomendadisso,o.Vejam e me digam se eu nao tenho razão.
Uma pequena mostra do vídeo.Com vocês: Viagem ao Centro da Terra de Julio Verne musica de Rick Wakeman e imagens editadas e manipuladas digitalmente por Rolt.
Divirtam-se






AH!!
Que for fã do Wakeman e quiser ver mais preciosidades do Rock Progressivo Clique Aqui e veja o Canal ROLT, vocês vão amar o trabalho de edição dele!
Beijos