quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desvendando Bijuterias de João Bosco




Depois que o remake da novela O Astrofoi ao ar, trouxe de volta para o nosso cotidiano o tema da década de 70 , Bijuterias, do compositor e cantor João Bosco .

Vejo pelas redes socias muitas pessoas, ( jovens ) , falando sobre a música e a tratando de nonsense.

Engano deles.

João Bosco é fera !

No meu humilde entendimento , a música Bijuterias, clique aqui para ouvir, é uma espécie de Tratado das características de um virginiano em 2 minutos.

João Bosco nasceu em Ponte Nova em 13 de julho de 1946, portanto, segundo a astrologia, ele é do signo de Câncer, isso significa que a musica fala de um virginiano fictício.

No caso, da novela, subtendo que o Astro, é virginiano.(confesso que esse detalhe eu não sei.)

Nada entendo de signos, nem acredito, também não desacredito, portanto, peço que os astrólogos me perdoem a ousadia.

Apoiada na minha convivência e observação de várias pessoas do signo de virgem e baseada em suas caracteristicas marcantes e comuns , fiz uma brincadeira analítica com a letra do excelente João Bosco.



Compreende-se pessoas do signo de virgem todos os nascidos entre 23 de Agosto até dia 22 de Setembro .

Vênus na mitologia romana é a deusa do amor e da beleza .Segundo a astrologia Vênus rege o sistema da sensualidade e da atração feminina.Dá a impressão que o ansioso virginiano em questão está no mes de Agosto e começa a sentir antecipadamente os efeitos de um futuro encontro amoroso .Ele já se apavora com a ideia de uma paixão, pois amores costumam desordenar a vida e normalmente nos tira da zona de conforto.Desordem: coisa que um virginiano não suporta.

A pedra ametista e o amarelo são elementos que trazem sorte para o signo de virgem.

Dizem que os virginianos tem grande capacidade artística e é perfeccionista .Possuem um mundo organizado em torno de si.Além de gostar de ter a vida ordenada são ligados a higiene e são extremamente detalhista e isso explica a coisa do ir urgente ao dentista. Um sorriso impecável pode causar boa impressão no futuro amor.Há os que dizem que dentista só foi inserido na letra para fazer rimas com as palavras com final "ista".Será? se for deu um toque de humor. Característica marcante de Joaõ Bosco.

È muito comum ter virginianos hipocondríacos, acredito que por causa da mania de limpeza. Um sopro pode ser um suspiro , mas também pode fazer referencia a disfunção cardíaca já que ele prevê um encontro de amor e a possível melancolia do estar apaixonado pode interferir no som do seus batimentos cardíacos.Parece que o virginiano da música é vítima de amores que não deram certo, tal a certeza de que amor é uma quimera.( Gosto dessa palavra para definir utopia, coisas irrealizáveis, é tão nostálgica...)

Com tanta organização o Virginiano as vezes acaba sendo um chato de galocha, pois, quem organiza, estabelece regras de uso das coisas ,por exemplo, e com a idade as coisas tendem a piorar. Essa frase tem uma carga grande de solidão. Será um solteirão de meia idade ?

Segundo os estudiosos dos mistérios dos signos uma das características marcantes do virginiano é que são francos e honestos . Virginianos não medem as palavras quando acham que algo não está certo.Portanto, são transparentes .Mas ,por que transparentes como bijuterias ? porque bijou são adereços feitos para enganar os olhos, parecem uma coisa mas são outras.São joias falsas.Os virginianos costumam armar-se em durões, vendem uma imagem de fortes mas são muito frágeis por dentro.

Só para situar sobre a Sloper: A Casa Sloper , era uma rede de lojas de departamento que fechou na década de 90 “ terminando com a tradição daquele endereço que atravessou o século XX vendendo mercadorias de qualidade a uma clientela de alto nível. ("apud" P. Vasconcellos)”.A sloper tinha produtos que eram objetos de desejo de senhoras e senhoritas elegantes do Rio de Janeiro na época em que João Bosco fez a musica.. Era uma loja com padrões europeus e tudo era cuidado, refinado e muito perfumado. As vitrines eram um sonho de tão bem arrumadas.

Portanto, suponho que “Pelas vitrines da Sloper da alma”, quer dizer que por ele ser transparente e paradoxalmente dissimulado como bijuterias, sua alma esta exposta como em uma fina loja de departamento, exposta com certo glamour pois assim a venda é facilitada .O virginiano usa de subterfúgios, "os enfeites", as carapaças para se proteger dessa exposição .

Abusando da metáfora do João Bosco sobre alma , lojas , vitrines e exposição , e aproveitando para fazer filosofia barata, sabemos que as pessoas compram o que é exposto de modo atrativo, e o que somente a loja quer vender. Muitas vezes o que é exposto está encalhado e a loja precisa se livrar do produto.Não raro o que é exposto é supérfluo .

Penso também que as coisas que realmente são importantes para se "comprar" nas lojas não precisam estar em exposição, pelas características da loja costumamos intuir que nela existe o produto desejado . Mas, primeiro é necessário disposição e entrar na loja para procurar o que se quer . Muitas vezes entramos na loja, reviramos todo o estoque e quebramos a cara .Não encontramos o produto desejado ou as vezes até o encontramos , só que avariado pelo tempo, desbotado,amassado,fora de moda, com a embalagem estragada pela manipulação de outros compradores .Não vale a pena levar.Como otimista de carteirinha, e dona de um olho técnico que só os que amam entrar em brechós o possui, sei que não muito raro, em meio a procura do tal produto desejado,me dou conta que há outros itens interessantes na loja .Coisas tão interessantes e preciosas que jamais havia suposto encontrar ou precisar para minha vida .

Como todo mundo já sabe , sente ou sentiu os efeitos na pele e no coração: viver é correr riscos.Que tal fuçar mais nas prateleiras das lojas de departamento da vida? podemos ter boas surpresas...Se joguem!

È isso ,caro leitor.

Tudo que voce acaba de ler aqui é de minha total (ir)responsabilidade ,pois como já afirmei , eu não entendo lhufas de horoscopo.

E Voce, qual é a sua interpretação de Bijuterias? coloca sua contribuição nos pitacos ai embaixo , vou gostar de ler.