terça-feira, 26 de agosto de 2008

Um ano


Há um ano atras, por incentivo da Rutinha,dona do extinto Otherside,abri esse blog que no inicio seria só pra falar bobagens já que no meu blog de Artes(Arte ,manhas,manias e amenidades) procuro ser mais "didática".
O blog no inicio se chamava Risível mas com o tempo foi ganhando uma nova cara ,talvez a minha, outros temas além de coisas engraçadas foram entrando e apesar de amar dar risadas não sei contar piadas nem fazê-las,mas me meto em tudo quanto é assunto, ai definitivamente tornou-se Piitacos da Naninha, (Eliana,Nana).
Fico muito surpresa com a quantidade de visitas que recebo por dia e a quantidade de visualizações, visto que não possuo a chamada parceria da blogosfera e por falta de tempo nem ando fazendo as devidas atualizações para manter os leitores.
Agradeço de coração a atenção que venho recebendo ao longo desse primeiro ano .Aos leitores , aos amigos que fiz de todos os lugares,aos que estão além mar,meu carinho bem brasileiro.
Destaco o Profe Pedro que lá da Espanha sempre dedica um pouco de seu precioso tempo pra minhas letrinhas.Tem la de Portugal a Benó que é muito querida, o Luiz Guimarães e outros tantos.
Quanto aos compatriotas são tantos queridos,sempre...
Só me resta aqui deixar 365 beijos.Um para cada dia de existência desse humilde espaço virtual.
O bolo ai embaixo possue várias velinhas, representam a todos voces que com seus pitacos e visitas fazem desse blog um local melhor e mais iluminado .Obrigada por tudo!
Muack!

domingo, 10 de agosto de 2008

Todos os dias do pai.

Sei que é uma data completamente comercial como muitas que temos por aqui.È um bom momento para pensar na questão da paternidade, que nada depende de ter laços sanguíneos,estamos falando de afeto.
A afetividade paterna pode surgir em várias situações e ainda bem que existe essa possibilidade pois o mundo seria bem pior sem os pais postiços que existem por esse mundo de familias separadas,orfandade,tragédias de todo tipo.
Também não posso deixar de falar em pais como o que eu tenho.Homem, trabalhador,honesto,carinhoso e apesar de sua capa mineirissimamente machista, sempre foi delicado e gentil com minha mãe e os filhos e foram raras as vezes que levantou a mão para castigar alguém,pra falar a verdade só me lembro de uma vez.
Para meu pai Elias, deixo aqui minha declaração de amor pública.Te amo muito!
para os pais de todo o mundo,Feliz Todo Dia dos Pais!
http://br.youtube.com/watch?v=z1l-HzgQTG8

sábado, 2 de agosto de 2008

Influência versus plágio

Desde de criança me encanta o fato de somente tres cores basicas misturadas, adicionadas ao preto e branco dão origem a infinidade de cores que visualizamos.
Também me encanta mais ainda,a combinação das sete notas musicais que com seus tons e semitons ,bemois e sustenidos,fazem a gama incontável de músicas que existem.
Não é de se estranhar que com uma origem tão básica, no mundo da música haja algumas semelhanças melódicas.
Tem uma que gosto muito e quando menina percebi essa semelhança e toda orgulhosa tive a presunção de achar que tinha descoberto a "arca perdida", tinha ouvido o que ninguém mais ouviu?(risos).
A música que falo em especial é "Insensatez" de Tom Jobim com pitadas generosas e indefectiveis de Chopin.“Prelúdio n°4, em mi menor, opus 28”. Há semelhança tanto na melodia quanto na harmonia.

Sabe-se que o Tom gostava imensamente de ouvir Chopin e os expressionistas como Debussy por exemplo,que por sua vez também se inspirou nas inovações melódicas de Chopin.
Enfim, sou pintora e gosto bastante de Van Gogh( porque temos afinidades nos movimentos de traços e no expressionismo orgânico).È bem comum uma coisa ou outra lembrá-lo eventualmente em algum trabalho e isso nada tem a ver com plágio ou cópia .
Assim acontece por ai no mundo da música.Algumas canções de Tom Jobim como o “Samba de uma Nota Só” e “Insensatez” — são vez por outra acusadas de plágios. Ao primeiro atribui-se uma semelhança com o recitativo de “Night and Day”, que não se justifica, uma vez que a separação e a forma que se encaixam as harmonias são distintas portanto ,a concepção das duas canções são totalmente diferentes
A influência de Chopin, também presente na obra de Ernesto Nazareth,mas ai merece outra postagem.
Jobim admitia e jamais negou essa influência e inclusive brincava sobre o Samba em prelúdio que também é bem Chopiniano,e ele chamava de musica do Banden ,tal é a qualidade e vida que Baden Powell deu a ela em sua interpretação... .

No momento da composição,o seu ponto de partida , sua célula melódica inicial, sugere uma seqüência natural que se desencadeia e isso pode confundir-nos pobres mortais que não somos habilitados para reconhecer essas delicadas estruturas. A semelhança de “Insensatez” com a música de Chopin foi motivo de muitas brincadeiras de músicos americanos, amigos de Jobim, como o saxofonista Gerry Mulligan que chegou a gravar o “Prelúdio n°4” em arranjo bossanovístico.
“Insensatez”, esta canção foi lançada por João Gilberto no seu terceiro LP, que completa a vital trilogia estabelecedora dos padrões característicos da bossa nova. Nesse periodo de intensa produtividade foram lançadas por volta de 62 canções(1957 a 1961) apenas três (“Desafinado”, “Corcovado” e “Insensatez”) tiveram sua primeira gravação por João Gilberto.
Enfim, fico feliz por Tom ter se inspirado em Chopin que realmente foi um dos gênios musicais .Para os curiosos de plantão, deixo na caixinha de música de hoje, essas obras primas para comparar as semelhanças.

Misturinha da semana

Enfim, mais uma sexta feira.Pra mim, o ultimo dia útil de férias.Segundona, estamos na batalha novamente.

-Hoje foi o sepultamento do velho artista plástico Athos Bulcão. Amava ser chamado de professor,acho isso lindo, e só quem da aula sabe como é gostoso e importante ser chamado de professor.O velho mago dos azulejos foi sepultado sob uma chuva de pétalas e espero sinceramente que o "povo" mantenha a fundação Athos Bulcão na ativa...

-Quase 100 dias sem chover aqui em Brasilia, o engenheiro que esta reformando o edificio onde moro resolveu calafetar as caixas d'agua esta semana.Foi o caos total!!

-Apesar da semana sofrida por conta da falta de agua em casa, não foi totalmente ruim .

-Tive que rever meus (pre)conceitos quanto as duplas "sertanbregas"que são tão pasteurizadas...(Como boa mineira,gosto somente de música caipira de raiz e moda de viola,que acho lindo e me lembra infancia e minha querida MInas Gerias).Estava eu sentada numa pracinha vendo meu filho brincar, e um moço deixou rolar uma musica que achei bem bonitinha .Quem me conhece sabe que sou chata com música,mas essa me chamou atenção pelo diferencial no vocal. A primeira voz é bem colocada e por um instante achei que era o Rich. A segunda voz também tem qualidade e faz a diferença, não é somente um complemento .O arranjo da música é bem cuidado,um violão muito bom, a percusão bem colocada.
Perguntei o nome da dupla e me disseram que era Victor e Léo.
A Música é uma baladinha bem gostosa de ouvir.O tema é simples, não fala de dor de cotovelo,nem de traição e a letra não é extremamente piegas ,como normalmente são as letras sertanejas.
Resumindo:consegui ouvi-la toda sem me irritar .Não posso falar do restante do Cd e do trabalho deles pois não conheço.Mas essa ai é até engraçadinha.
Ando bem apaixonadinha, pode ser que isso tenha influenciado no meu gosto momentâneo(risos).
Para fechar a semana com chave de ouro, recebi um presentinho do Ed , do Jornália do Ed,um selinho inédito e bem diferentão. Obrigada pela delicada forma que falou sobre meu blog.
Como manda a tradição, devo indicar outros blogs para recebê-lo.
Hoje sera do clube da Luluzinha:
_Sheila Campos- do blog com o mesmo nome.Tenho carinho por ela e é bem talentosa.Ela é radialista,atriz e profe de teatro da FADM-faculdade de Artes aqui em Brasilia. Eu a chamo de menina que escreve sangrando.Pra quem gosta de textos densos ,intensos e cheios de verdades e opniões pessoais, esse é o lugar.Ah!!aproveitem depois de ler o blog dela e votem para que ela va para a casa do BBB, acho que seria interessante vê-la por la.
-Denise, do blog Virgula Antenada.Outra figuraça aqui de Brasilia.No momento esta fora,mas levou consigo o jeito candango de ser.Ela é um elenco inteiro.Deem uma olhada em suas letrinhas que vão se divertir bastante com ela e suas personagens e sua inteligencia.
-O blog da Paula,Pensamentos,devaneios e fotos, que sempre é tão meigo e suave.Pra falar a verdade é refrescante.
-O blog da Juliana Freitas o Ai meus sais, que é bem interessante .Ela fala do seu cotidiano e diversidade com muita propriedade e senso de humor.

_Paty,do Menina-mãe.Sempre tão delicada e de bem com a vida.

Ai esta meninas!!