quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Drão e a Canela de Ema

Ainda vejo o morro com reserva de mata atlântica queimando. 41º que fez hoje e 14% de umidade do ar, foi demais para as condições de tolerância  desse tipo de vegetação. Lembrei-me  da "canela de ema", e a sua flor,minha flor do cerrado preferida.Quando tem queimada, devido ao calor e baixa umidade,as plantas dessa flor, que também as vezes entram em
auto-combustão, ficam que é só o "tição", parecem totalmente carbonizadas,A paisagem é desoladora.
Me lembro de passear pelo cerrado e depois de dias apos a queimada, ainda se percebia fumacinha saindo dos galhos da planta. Acontece que com o minimo de umidade e praticamente com as primeiras gotas de chuva na primavera, em poucos dias um verde lustroso toma lugar.
O curioso de tudo isso, é que a canela de ema precisa passar por esse "sofrimento" para florescer, o fogo além de estimular ou induzir a floração, sincroniza o processo de floração em todas as outras plantas da mesmas especie, ai facilita a polinização cruzada. Se não houver queimada, ou as plantas da canela de ema não florescem,ou as flores saem com menor intensidade e de maneira não sincronizada. Tantos animaizinhos dependem dessa planta e de suas flores...tem ate estudo  das propriedades terapêuticas da planta para tratamento de HIV.
Alem de medicinal é também comestivel.
A queima das pantas  induz a floração do grupo ...
Para quem crê ou não, Deus, através da natureza, nos dá lições indiscutiveis de superação,generosidade, força, altroismo, em cada pedacinho desse mundão.Basta olhar.

Isso me lembra o poema do Gilberto Gil : Drão 
"Tem que morrer pra germinar"

Olha o poema .clica ai: