sábado, 2 de agosto de 2008

Influência versus plágio

Desde de criança me encanta o fato de somente tres cores basicas misturadas, adicionadas ao preto e branco dão origem a infinidade de cores que visualizamos.
Também me encanta mais ainda,a combinação das sete notas musicais que com seus tons e semitons ,bemois e sustenidos,fazem a gama incontável de músicas que existem.
Não é de se estranhar que com uma origem tão básica, no mundo da música haja algumas semelhanças melódicas.
Tem uma que gosto muito e quando menina percebi essa semelhança e toda orgulhosa tive a presunção de achar que tinha descoberto a "arca perdida", tinha ouvido o que ninguém mais ouviu?(risos).
A música que falo em especial é "Insensatez" de Tom Jobim com pitadas generosas e indefectiveis de Chopin.“Prelúdio n°4, em mi menor, opus 28”. Há semelhança tanto na melodia quanto na harmonia.

Sabe-se que o Tom gostava imensamente de ouvir Chopin e os expressionistas como Debussy por exemplo,que por sua vez também se inspirou nas inovações melódicas de Chopin.
Enfim, sou pintora e gosto bastante de Van Gogh( porque temos afinidades nos movimentos de traços e no expressionismo orgânico).È bem comum uma coisa ou outra lembrá-lo eventualmente em algum trabalho e isso nada tem a ver com plágio ou cópia .
Assim acontece por ai no mundo da música.Algumas canções de Tom Jobim como o “Samba de uma Nota Só” e “Insensatez” — são vez por outra acusadas de plágios. Ao primeiro atribui-se uma semelhança com o recitativo de “Night and Day”, que não se justifica, uma vez que a separação e a forma que se encaixam as harmonias são distintas portanto ,a concepção das duas canções são totalmente diferentes
A influência de Chopin, também presente na obra de Ernesto Nazareth,mas ai merece outra postagem.
Jobim admitia e jamais negou essa influência e inclusive brincava sobre o Samba em prelúdio que também é bem Chopiniano,e ele chamava de musica do Banden ,tal é a qualidade e vida que Baden Powell deu a ela em sua interpretação... .

No momento da composição,o seu ponto de partida , sua célula melódica inicial, sugere uma seqüência natural que se desencadeia e isso pode confundir-nos pobres mortais que não somos habilitados para reconhecer essas delicadas estruturas. A semelhança de “Insensatez” com a música de Chopin foi motivo de muitas brincadeiras de músicos americanos, amigos de Jobim, como o saxofonista Gerry Mulligan que chegou a gravar o “Prelúdio n°4” em arranjo bossanovístico.
“Insensatez”, esta canção foi lançada por João Gilberto no seu terceiro LP, que completa a vital trilogia estabelecedora dos padrões característicos da bossa nova. Nesse periodo de intensa produtividade foram lançadas por volta de 62 canções(1957 a 1961) apenas três (“Desafinado”, “Corcovado” e “Insensatez”) tiveram sua primeira gravação por João Gilberto.
Enfim, fico feliz por Tom ter se inspirado em Chopin que realmente foi um dos gênios musicais .Para os curiosos de plantão, deixo na caixinha de música de hoje, essas obras primas para comparar as semelhanças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Extremado bom gosto, adorei este espaço. A música em conjunto com o conteúdo gráfico nos faz viajar para bem longe, longe numa terra de fartura intelectual.
TIJUANO - CAMPO GRANDE MS