segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O cortejo da Noiva Cadaver:

Como que se jà nao bastasse  a breguice sem limite que a cada dia a gente vê em cerimonias de casamento, agora tem tortura de borboletas... Não deixa de ser uma metáfora pois há mulheres que para sustentar o status de casadas tem que se sujeitar a ter suas asas congeladas, algumas outras são maltradadas, sofrem violencias de todos os tipos,outras espremidas , encaixotadas  em um molde  junto com tantas outras, sem o devido respeito por sua individualidade e sentimentos.Nao lhe é dado espaço.Muitas vezes há casos que o maridão recolhe a borboleta pois, afinal , é uma joia com asas e a poem na caixa espetada para exposição ao lado de suas outras borboletas ,amantes .Não raro quanto ela precisa "brilhar" para algum eventual "espetaculo social" sacodem a caixa e elas saem assustadas e perdidas ... Triste de ver .È o vazio, o raso...Nâo sei de quem tenho mais compaixão, se da borboleta ou da noiva insensivel .
Vi o artigo AQUI 

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Flor do cerrado

"Conheço algumas mulheres que são assim, como as flores do cerrado. Observadora do mundo que sou, aprendi admirá-las, esse tipo de mulheres e as flores. Essas flores nascem em condições nada favoráveis. Não raro parece impossível que algo tão belo possa ter nascido daquele local ermo e de arvores tortas . Resistem impressionantemente às pancadas que vem de todo lado. Sofrem com as intempéries do tempo, clima, da geografia, da vida. Vai do frio das geladas madrugadas ao contraste do calor causticante do cerrado durante o dia. Tudo no mesmo dia. Quando nas queimadas cruéis do inverno, há as que , no meio de cinzas ainda fumaçando, florescem, lindas, branquíssimas , acetinadas, macias, puras. Florescer é o objetivo . Agarram o que pode pra isso. Há período que todos olham para a planta e dizem: agora morreu de vez, a seca acabou com ela, o fogo consumiu até as raízes... assim como milagre, ao menor sinal de umidade, eclodem , verdejam, remoçam e trazem todo o viço de beleza das profundezas da terra, da profundeza da alma. Conhece alguém assim? Quem sabe voce não é assim?" Por Eliana Maria.L.S.Andrade, a @Nanamada




domingo, 15 de novembro de 2015

Rio doce ...


Hoje amanheci me sentido centenaria,varios séculos , nao no corpo, seculos na carcaça da minha alma...Um cansaço, como se todas, ou quase todas as pessoas que me eram contemporaneas tivessem morrido e eu estivesse só , sem ter com quem me identificar , nem muito o que conversar.Como se eu falasse um dialeto que nao mais existe.Como que se nao fosse desse planeta.Penso que única paz possivel para o mundo é a paz de espirito .Não há como ter outra PAZ se nao começar por isso. Podemos fazer novenas sem fim, não haverá paz .Não haverá!! E essa Paz só se acha quando a gente se encontra com a gente mesmo e bebe do nosso veneno, amargo, e consegue perceber como nada somos, e como tudo somos, inclusive tudo de ruim, pois é facil reconhecer o que em nos é bom e espetacular...quase sempre é fácil .Quando a gente se perdoa, e vai apagando as coisas que não tem perdão da vida da gente, a paz vai tomando lugar e tudo que a gente quer é não se meter em nenhuma treta, pois um lugar chamado Paz é muito bom de se viver. Fernando Pessoa escreveu esse texto ai embaixo que é meio que a bandeira filosofica de Sto Inácio, que era seguidor de Cristo a quem eu sigo e me identifico . Desprender-se de si mesmo, de nossas conveniências, nossos interesses, nossas necesidades, pois a paz de espirito é saber que podemos até nao conquistar a paz de espirito quando fazemos o que é certo e tem que ser feito. Paradoxos...Ter tudo quando não temos mais nada. Tomara que as pessoas do Rio Doce consigam encontrar essa paz por dentro, pois estão exatamente nesse patamar material: sem nada. Tomara.

sábado, 7 de novembro de 2015

O Caminho ...



 O caminho nos que leva à visão de Deus e que nos inspira a renovação passa pela escuridão, o desapego e transmutação.Jesus ao morrer na Cruz , deixou-nos a metáfora que nos mostra como deve ocorrer dentro de nosso processo de auto conhecimento.O que acontece dentro de nossa Psique para que possamos nos tornar pessoas mais completas, individuadas , integras e integradas. Todo o processo é altamente dolorido.Cristo teve que se desapegar dos poderes e de sua condição de Filho de Deus para nos mostrar que sim, é possível viver em cima dessa Terra e ser uma pessoa completa e boa.Todo e qualquer milagre que foi feito por Ele ao ser agradecido Ele dizia : "Tua fé te curou" instruía para que a pessoa fosse para a vida e nao vivesse mais como antes e que contasse isso aos outros .Mudança de padrão .O tempo todo Cristo aponta para essa mudança interna, o tempo todo Ele fala no desapego de uma vida antiga, de antigos modos,padrões de comportamento,manhas e manias.. O tempo todo Cristo nos fala que TEMOS que mudar o padrão para haver mudança.Cristo esteve aqui como um homem em toda a sua plenitude e dramas do cotidiano humano e passou por açoite, humilhação, mesmo sendo um homem integro.Sim, humanos podem ser íntegros. Isso também mostra que ao buscarmos essa integridade, nao nos dá passaporte para uma vida só de felicidade ,rodeados de amigos ( seus amigos o traiu ) justiça e sem dor,pode ser bem ao contrario , pode ser bem solitário ,pois nao e facil buscar a integridade em uma sociedade tão corrompida.Mas ao passar por todas essas dores, há a saída da caverna escura para a Luz plena, renovado e em Paz, pois quando entendemos as coisas, conseguimos a Paz. "A minha Paz vos dou " .Há nas mãos de Cristo os sinais da antiga luta, das dores sofridas,para que jamais esqueçamos porquê e por quem se lutou .Vamos carregar nossas cicatrizes por toda vida , pois so quem tem cicatrizes é quem passou pela cura.Precisamos mergulhar no que há de mais profundo em nós, ter ciência de nossa escuridão, reconhece-la como é de fato , saber que ela faz parte de nós, e como age em nós, e por saber ser tão nossa , mesmo tão escuras e envergonhantes, nao as permitir nos dominar.Pecados nao sao nada além de todas as coisas que fazemos que nos leva a lama, a podridão, a tristeza, a miséria, a doença física,mental e espiritual.Isso que é pecado.Quando entendermos que Deus nos deu TODAS as ferramentas necessárias para passar por essa escuridão , desde o principio , para passar por nossa morte interna e encontrar a Luz e a vida com plenitude , vamos começar a entender exatamente o que Cristo quis nos dizer e a razão de seu sacrifício..
Eliana M.L.S.Andrade @nanamada