domingo, 18 de maio de 2008

Pedras de Portugal

O Rio de Janeiro sem dúvida é uma das mais belas cidades do mundo.
A exuberância da natureza é incontestável.
Talvez seja uma das cidades brasileiras que mais de Portugal tem , seja no chiado e "esses" excessivos na fala, seja no amor pelas mulatas, na poética e amor ao mar,seja por suas belas calçadas de pedras portuguesas que são verdadeiras obras de arte...
Existe um livro bem interessante que trata das calçadas do Rio que são mesmo magníficas. O livro se chama , O RIO QUE EU PISO, de Iolanda Teixeira e fotografias de Bruno Veiga. Vou deixar com voces uma nesguinha dessas fotografias. Para quem se interesar sobre esse assunto, há um link que mostra várias calçadas em Portugal que mostra a influência portuguesa em várias partes do mundo onde foi colônia de Portugal e as imagens nos remete bem ao calçamento do Rio de Janeiro.










Desculpem a ausência queridos.
O tempo anda curtinho,mas me breve voltarei ativa.Beijos!!




5 comentários:

P. Florindo disse...

Não tenho uma imagem muito boa do Rio não. Nunca visitei a cidade, mas a imagem que a mídia (geralmente a Globo) passa para mim não é muito agradável. Passa uma imagem negativa de narcisismo, violência e riqueza contrastando com pobreza.

Mas fora isso, concordo que o Rio é uma cidade belíssima.

O Árabe disse...

Bem... esta é uma das coisas que eu adoro no Rio! :) Boa semana.

Paulo Roberto disse...

Sou suspeito a falar do Rio,
Como o nosso amigo tbm tenho uma imagem do Rio, mas é uma imagem positiva, vejo muito nas novelas a beleza da cidade.
Sou um Recifense que sonha em muito breve conhecer os cariocas e as belezas de lá, aqui em Recife a prefeitura ta mudando todas as pedras portuguesas por pedra sabão, ta ficando bonito, mas o charme das portuguesas ficara mais atraente, o rio tem dessas coisas, cidade charmaosa;
Rio terra de grandes nomes da música brasileira, terra de gente querida, que recebe o mundo de braços aberto igual ao cristo redentor.
Costumo dizer pra pessosas que criticam o rio por conta da violência, que um dia eu vou pro rio nem que seja pra morrer lá de um tiro sem direção q vieram bater em mim, mas morri conhecendo a cidade maravilhosa...
O rio é maravilhoso e tem muita coisa pra se explorar nessa cidade!

Benó disse...

Bem, na verdade tenho notado a sua ausência.Espero que não tenha sido por motivos de saúde pois as suas postagens são sempre lidas com muito gosto.
Estive o ano passado no Rio e como portuguesa adorei o calçadão de Copacabana naquele ondeado que nos lembra tanta coisa, como por exemplo, o suave remexer das ancas das mulatinhas ou as grandes ondas para praticar surf ou o mar que foi preciso vencer para chegarmos até aí....Eu sei lá... a imaginação é infinita.
Um grande abraço e ...fique!

Anônimo disse...

A foto mais acima do calçadão ondulado foi feita por calceteiros portuenses q foram para aí enviados e com eles seguiram tambem os moldes. Moldes esses q ja tinham sido usados para fazer o calçadão da praça da batalha no Porto. Este desenho, não sei porque razão, foi retirado da dita praça há poucos anos. Eu adorava passar lá e pensar q no Rio havia um calçadão igual a unir os passos de duas cidades situadas cada uma no seu hemisfério!

Luis.