sexta-feira, 6 de junho de 2008

Feliz aniversario Diego!

Até bem pouco tempo no Brasil, as datas de aniversário eram comemoradas pelas datas de batismo pois eram o único documento escrito, o batistério ,que comprovava o nascimento da pessoa.
Minha avó , dona de uma memória invejável, que viveu 99 anos, era uma espécie de arquivo vivo de datas de batismo de muita gente na cidade onde eu nasci. Quando chegava a hora de alguém se aposentar, procuravam a "Donana" pois ela com certeza se lembrava da data de batismo ou pelo menos dava uma pista para a descoberta dos registros de batitério das pessoas.
Muito bem. Hoje é dia do batismo de Diego Rodríguez de Silva Velázquez,digo batismo pois provavelmente o primeiro registro que se tem dele deve ser o batistério. Foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599
Velázquez é um dos meus pintores preferidos e de muita gente boa por ai inclusive filósofos, psicanalistas e estudiosos de estética e história das artes pela elaboração intelectual em que ele estruturava seus trabalhos.
Entre as 100 e poucas obras dele, tela As meninas de Diego Rodríguez de Silva Velázquez, talvez seja uma das mais populares e intrigantes. Nesta tela ele inaugura a tela dentro da tela, ou seja um tema dentro de outro pois usa o espelho atras dele para mostrar quem estava vendo a cena sendo pintada, o auto-retrato onde ele pinta a infanta Margarida e suas damas de companhia.
Ao contrário de muitos gênios da pintura, como a exemplo Van Gogh que morreu praticamente a margem de tudo e ignorado,Diego foi bastante reconhecido em seu tempo.
Cercado de prestígio e honrarias, Velázquez morreu em Madri, em 6 de agosto de 1660.


Depois da postagem pronta, vi que o google também esta fazendo homenagem a esse talentoso pintor. Parabéns Diego!

Nenhum comentário: