Essa é uma história de complicada usurpação de estilo onde o criador é superado pela criatura...
Betty Boop foi exibido pela primeira vez em Agosto de 1930 sendo o primeiro desenho animado com personagem principal feminino.
Grim Natwick foi o principal criador desta personagem, baseando-se na cantora Helen Kane , que nasceu em 1903 e faleceu 1966.foi uma cantora popular Americanos, mais conhecido por seu "boop-boop-a-doop" marca registrada e assinatura na sua canção, "quero ser amada por Você".
O animador dos Fleischer Studios ,Grim Natwick Kane utilizou como modelo para o seu estúdio mais famosa criação, Betty Boop.
Ela nasceu como Helen Schroeder, para um pai alemão e de uma mãe irlandesa. vocalista da década de 20. Possuia voz infantilizada ,trabalhava para os estúdios Paramount Pictures.
Ela era amiga dos irmãos Max e se iniciou no cinema aos 17 anos.
Em 1932, o animador redesenhou a personagem, transformando o poodle francês da versão original, numa personagem humana.
Linda, graciosa e muito sensual, ela atravessou décadas sem perder o charme .
Figura carismática, foi a primeira pin-up de desenho animado a ficar conhecida mundo afora e que ainda conta com admiradores até hoje.
Helen Kane era comumente chamado de "Boop Oop um Doop Girl".
Interessante que a voz da personagem dos cartoons, aquela vozinha de criança, não é da Helen Kane e sim de Mae Questal, que venceu um concurso de imitação da voz de Helen.
O tipo de voz era chamado de Betty Boop's baby. Era voz aguda, infantil, e era moda na época a imitação da cantora Helen Kane. Estrelando seu primeiro papel foi em "Betty Coed" (1931), que também marcou a primeira vez que o nome Betty foi conectado com o personagem.
Kane não era alta,tinha face redonda, enormes e expressivos olhos castanhos contornados de preto,cabelos curtos e escuros, um tanto quanto gordinha para nossos padroes atuais,mas interessantissima para os inúmeros e fãs e principalmente para o gosto masculino da década de 20 que enlouqueciam com aquelas pernocas grossas de fora. Tinha um jeito sexy de cantar com o com um sotaque distinto Bronx era meio caricato, tanto que inspirou o cartoon.
Tal como muitos artistas intérpretes sobrecarregados com uma esmagadora associação, Kane da carreira foi realmente muito mais diversificada. Não era somente cantora.Ela estava envolvida com a empresa para mostrar muito da sua vida, não apenas como uma cantora, mas também como uma atriz no início dos filmes de Hollywood e'30s e desing de fantasias para guarda-roupa cinematografico.
Helen kane entrou em decadência apos o desenho animado.Era como se ela fosse uma mera imitação do cartoon.
Como Kane teve seu estilo foi copiado na Betty Boop caricaturas de década de 1930, e isso estava prejudicando seus contratos,Helen entrou em litigio com o estúdio Paramount e Max Fleischer que produziram os desenhos animados, cobrando uma concorrência desleal e apropriação indevida na Betty Boop caricaturas, mas perdeu o caso em tribunal.Tentou voltar na década de 40 ,mas foi em vão.
Como tinha virado moda cantar ao estilo de Kane, (infantil )mae Questal, Bonniei Poe que fizeram a voz do cartoon serviram como argumento e testemunhas e o juiz considerou contra Kane, em 1934, alegando que Kane não poderia provar que ela estava cantando estilo único ou não uma imitação si mesmo. Definitivamente a caricatura venceu.Helen teve que viver à sombra de sua própria caricatura...
Ela ainda apareceu em um estágio produção chamada "Shady Lady", em 1933, e fez aparições em várias casas noturnas e teatros durante a década de 1930.Ela apareceu em vários programas de TV na década de 1950 e de 1960's, principalmente "Toast da Cidade" (episódios mais tarde conhecido como "The Ed Sullivan Show"). Kane teve sua aparição final e pública no Ed Sullivan sobre o show em St. Patrick's Day 1965.
Ai esta um tantinho da verdadeira Betty Boop.
4 comentários:
Nossa bem informativo seu blog, gostei mesmo. Agora a voz dessa Helen é um tanto esquisita, meu Jesus das Bicicletas.
A LOST CAUSE.
Muito interessante a historia de Betty Boop, essa eu nao conhecia, nao imaginava q tinha cm inspiracao
alguem real.
Visite tbm: www.oapanhador.blogspot.com
Betty Boop, a primeira e mais famosa "pin-up" da história.
Inimitada até hoje.
Eterna!
Interesante ..mesmooo não tinha nem idéia de que era assima história da Betty ...
Aliás seu Blog é muitooo inteligente ..parabéns ...beijos ótima semana
Rosa
Postar um comentário