quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Canto triste , na derradeira primavera...

Não, não  é nada disso que voce está pensando, nao estou triste, muito pelo contrario !! Quem me conhece sabe que  separar um tempo para conversar, trocar figurinhas, ideias, conhecimentos  é uma das coisas que mais amo  fazer  na vida .TIve a oportunidade de passar   um tempo  muito agradavel  conversando com uma pessoa talentosa  e interessantissima , brasileiro ,musico . vive fora do Brasil , mas leva a nossa melhor musica  Brasileira para o mundo ouvir. Clica ai no video a seguir para dar um clima ,para fazer trilha da postagem e  tambem para voce ouvir meu amigo  tocar . Seu nome é Marco Castillo  @MCastilloGuitar e se clicar no nome dele poderá saber mais sobre seu trabalho.Bem , mas voltando ao papo, esse dialogo e essa canção , me desencadeou algumas memorias e impressões    .

Estavamos falando sobre cançoes e po[etica , ai  o Marco  citou  Canto Triste  do Edu Lobo.Para quem nunca ouviu falar, foi   composta em 1966 e  chegou a ser uma das finalistas no   II Festival da Música Popular Brasileira , cantada e defendida nada menos que  pela Elis .Imediatamente quando Marco  citou o titulo ,me veio  outra canção na memoria   :"Derradeira primavera"  composta pelo  Tom Jobim em 1961 para a  trilha sonora do filme  Porto das Caixas, do cineasta Paulo Cesar Saraceni ( depois eu escrevo só sobre esse filme) .São duas canções lindissimas que vou postar para voce ouvir  no final da página .Depois  da conversa, tudo ficou reverberando e fiquei pensando porque confundi as canções e por que minha memoria musical  maluca fez link entre as duas  canções que são de compositores diferentes?Fui atrás de saber, pois nada é  por  acaso nesse mundo, muito menos nossas sensações. Para mim ficava  a nitida impressão  de que  os  poemas das duas canções   meio que  dialogavam um com o outro a ponto de eu por um segundo achar que era a mesma canção..Acontece que o letrista , o poeta das duas cançoes é o Vinicius de Moraes .Vinicius de Morais  em 1967  colocou  a letra para o Tom em " Derradeira Primavera" , portanto o dialogo das canções  se dá pela digital do poetinha Vinicius de Morais  que sabia escrever sobre amor como poucos.Isso  me vaz amar mais ainda as duas canções , pois agora eu as  amo com razão de ser  .Agora tudo se explica e se encaixa...
.Como escolher a mais linda??
Fiz uam brincadeira e intercalei  as  duas musicas na sequencia e fica  interessante o dialogo  entre  os dois  poemas do Vinicius.Com o Tom Jobim em Derradeira primavera e Edu Lobo em  Canto Triste .Parace que estao falando sobre o mesmo contexto ...  Que voces acham? deixem suas impressoes na caixinha de pitacos , no final da postagem.

(Tom e  Vi ) Põe a mão na minha mão 
(Edu  e Vi ) Porque sempre foste a primavera em minha vida 
Tom e  Vi )Só nos resta uma canção 
(Edu  e Vi )Volta pra mim 
 Tom e  Vi )Vamos, volta, o mais é dor 
 (Edu  e Vi )Desponta novamente no meu canto 
Tom e  Vi )Ouve só uma vez mais 
(Edu  e Vi ) Eu te amo tanto mais, te quero tanto mais 
 ( Tom Jobim e Vinicius )A última vez, a última voz 
(Edu  e Vi ) Há tanto tempo faz 
 ( Tom Jobim e Vinicius ))A voz de um trovador 
(Edu  e Vi )Partiste 
 ( Tom Jobim e Vinicius )Fecha os olhos devagar 
(Edu  e Vi )Como a primavera que também te viu partir 
 ( Tom Jobim e Vinicius )Vem e chora comigo 
(Edu  e Vi ) Sem um adeus sequer 
 ( Tom Jobim e Vinicius )O tempo que o amor não nos deu 
(Edu  e Vi ) E nada existe mais em minha vida 
 ( Tom Jobim e Vinicius )Toda a infinita espera 
(Edu  e Vi ) Como um carinho teu, como um silêncio teu 
 ( Tom Jobim e Vinicius )O que não foi só teu e meu 
(Edu  e Vi ) Lembro um sorriso teu tão triste 
 ( Tom Jobim e Vinicius )Nessa derradeira primavera
(Edu  e Vi ) Ah, Lua sem compaixão, sempre a vagar no céu 
 Onde se esconde a minha bem-amada 
Onde a minha namorada 
 Vai e diz a ela as minhas penas e que eu peço 
Peço apenas 
 Que ela lembra as nossas horas de poesia 
Das noites de paixão 
 E diz-lhe da saudade em que me viste 
 Que estou sozinho e só existe 
 Meu canto triste 
 Na solidão

                      DERRADEIRA PRIMAVERA

CANTO TRISTE 




4 comentários:

Mr. MAC disse...

Muito obrigado pelo post Nana, incrível sua percepção, muito interessante a comparação entre os dois poemas do Vina, eu não conhecia a "Derradeira primavera" grato também por ter me apresentado. O "Canto triste" tem uma melancolia profunda na letra e na melodia, o Edu Lobo é um compositor maravilhoso e muito técnico, tive muita sorte de ter escutado quando criança graças a meu pai o (Tony do Trio Irakitan). Não tem como escolher uma só como mais linda, fico com as duas.....rs. A música tem essa magia que encanta, nos toca e transforma. Parabéns pelo maravilhoso trabalho, agora vou pesquisar algo sobre Manoel de Barros.. falando em poesia assistindo uns vídeos do Leandro Karnal, me despertou um interesse por Shakeaspeare! Mas tenho que ir devagar quero lê-lo em Inglês, sabia que foram os alemães que o descobriram? (a sua genialidade) ele morreu no anonimato. Enfim..

Nanamada disse...

Então estamos quites quanto as musicas, eu havia me esquecido completamente da "Menina do sonho" do Gilberto Gil , alias havia passado por ela sem dar a importancia devida e voce me reavivou a memoria . Ainda vou escrever algo sobre eessa canção! Quanto ao Leandro Karnal,escreve ai pra gente sobre suas impressoes e manda o link ! Grata Pela visita ao meu bloguinho ! :)

Antonio Borges disse...

Eu adorei ganhar uns minutos neste teu espaço. Quanta sensibilidade e tão boas mûsicas. Gostei muito desse trabalho de comparaçao. São duas obras de arte lindas. Agradeço pela sua postagem e pela amizade. Ai a primavera. Essa linda a nos juntar!

Mr. MAC disse...

Sim claro este é o link https://www.youtube.com/watch?v=we5phUZ5cGE é na verdade o programa Café Filosófico CPFL exibido dia 24/04/2015 às 19h, na CPFL Cultura, com entrada e transmissão gratuita no site cpflcultura.com.br/aovivo. Eu não assisti de uma vez porque é longo quase duas horas, mas aos poucos consegui assistir tudo e de vez em quando volto e assisto de novo algumas partes, vale muito a pena! Pois é esse vídeo me despertou a conhecer mais o trabalho de Shakespeare. Muito interessante o que ele fala sobre a morte, e o sentido da vida. Assim também como a mensagem de Polônio ( personagem de Hamlet) para seu filho. Desfrutem, estou tentando seguir o teu Blog mas não encontro o link, faz tempo que não mexo aqui.