domingo, 15 de maio de 2011

Ai, Dindi...se soubesses o bem que eu te quero...


Música...apesar das artes visuais serem minha escolha no que diz respeito a área do conhecimento e pesquisa, a música, é das artes ,a que mais me aproxima do sentimentos sublimes, etéreos, das coisas mais profundas sobre mim e sobre tudo o que me cerca...
È a música minha maior companheira em todos os momentos de minha vida.
È a música, que neste momento ,em plena madrugada de insônia, me faz parceria fiel.
Poesia aliada a pulsação, melodia,harmonia e ritmo, me encantam de maneira inexplicável.
Uma trilha sonora para cada momento,pessoa,situação.Voce também nao é assim?
O ser humano é assim:Essencialmente som.
A agua do nosso corpo reage ao som .
Entramos em ebulição com alguns ritmos e as vezes temos a alma quase que evaporada com outros...
Ja leram algo sobre as experiencias do Dr. Masaru Emoto? bem interesssante.
Creio no mistério de uma força tremendamente superior ( o que chamamos de Deus) fez o mundo e o fez através do som.
Energia poderosa do som, canalizada, fez o mundo.
"E disse Deus"...Acho tão poético pensar que o Deus que aprendi a amar pode ter cantado quando disse:"Haja luz!'.Por que não? e depois que fez a luz,Ele deve ter sorrido "Viu Deus que tudo era muito bom"
Amo pensar em um universo se expandindo atravez do som seguido de um sorriso e cores explodindo por todos os lados...
Do som da voz de Deus se fez luz,cor.
Isso que é poder!
Lindo demais isso!
Eu escolhi ter como origem o som da voz de Deus, há os que preferem ter evoluído do macaco,geração expontânea, etc e tal....
È tão bom poder escolher a própria origem ne?
Mas não se pode negar que o mundo é tão maravilhosamente musical, a natureza é formada por uma infinidade de sons...
Aposto que há pelo menos uma musica que insiste em te perseguir há anos, te encanta, te eleva, te impressiona...
Dindi é uma das minhas músicas preferidas.
Simples,doce,poética,sensível,amorosa..
Toda vez que ouço a canção Dindi de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira,em meus devaneios ,fico imaginando a pessoa que inspirou essa canção tão delicada, tão harmoniosa.
Que situação fez com que a mesma fosse composta?
Quem sabe que história os compositores ouviram para se inspirarem?Quem seria Dindi?
O fato é que Dindi é uma canção atemporal.
Na verdade, de uma forma muito genérica, todo mundo foi,ou é ou será um dia a(o) "Dindi" de alguém e também em contrapartida tem,teve ou terá um(a) ,ou várias Dindis pela vida toda.
Acho interessante o nome da música ter caracteristica andrógena.
Dindi pode ter qualquer idade ou sexo,pode ser qualquer pessoa, até mesmo voce ou eu...
O sentimento por Dindi não esta diretamente ligada a amor erótico portanto pode ser um amigo,parente,uma criança, um bichinho de estimação.
Talvez isso faça com que tantas pessoas se identifiquem com ela e mesmo depois de mais de 40 anos,ainda ser apreciada,e principalmente no exterior.
Essa música foi gravada pela primeira vez por Silvia Telles ,isso por volta de 1960.
Depois disso, vem sendo gravada por inúmeros cantores e músicos renomados pelo mundo todo.
Tenho guardado comigo um pequeno elenco de gravações dessa canção.Dificil escolher a mais bonita.
Para quem gosta de música, vale a pena ouvir as variações.Beijos doces .Que tenham um lindo restante de fim de semana e espero que com seu(sua) "Dindi" ao lado ou no pensamento...
Ai vai o poema...

Dindi

Céu, tão grande é o céu
E bandos de nuvens que passam ligeiras
Prá onde elas vão, ah, eu não sei, não sei
E o vento que toca nas folhas
Contando as histórias que são de ninguém
Mas que são minhas e de você também
Ai, Dindí
Se soubesses o bem que eu te quero
O mundo seria, Dindí, tudo, Dindí, lindo, Dindí
Ai, Dindí
Se um dia você for embora me leva contigo, Dindí
Olha, Dindí, fica, Dindí
E as águas desse rio
Onde vão, eu não sei
A minha vida inteira, esperei, esperei por vo...cê, Dindí
Que é a coisa mais linda que existe
É você não existe, Dindí

Partitura original


Rascunho com a letra de A.C.Jobim

Fonte de imagens originais do autor da mùsica : Instituto Antonio Carlos Jobim.Disponível Aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Os meus sentimentos são de grande emoção quando vejo o rascunho com a letra de A.C.Jobim!!!

Beijinhos de Paris.

Luis Guimaraes.