segunda-feira, 2 de maio de 2011

As malhas do mundo...


Kike com um ano

Participando de um debate sobre preconceito racial ,diferenças, cor de pele,etc e tal, me lembrei de um evento .
Trabalhava em uma escola com um rapaz (professor) que tinha desenvolvido um vitiligo e era evidente o desconforto dele assim que veio trabalhar conosco.
Meu filho mais velho jamais tinha visto alguem com uma pele com aquele aspecto, ele tinha por volta de uns 4 anos e frequentava a mesma escola onde eu dava aulas.
No primeiro contato nosso na escola meu filho olhou atentamente e bem sério o professor com vitiligo e bradou em alto e bom som: "olha mamae!! apontando o dedinho para o moço (gelei ,pois criança dessa idade é perita em fazer os pais passarem vergonha com sua sinceridade ácida e observações incisivas ), continuando... ele disse: "Que bonito! igual a uma vaquinha..."
Sim, ele fez correlação da malha do couro da vaca ,creio que com bichos de forma genérica , com a pele e gostou do que viu!
Respirei ,esperei a reação, já imaginando um jeito de pedir desculpas (ser comparado a uma vaca pode nao agradar,rsss).
A pessoa se abaixou até a altura do rosto do Henrique, olhou pra ele comovido e disse: "que delicia! se todos os humanos tivessem o seu olhar '.O kike(meu filho) nao entendeu nada, sorriu e disse "tchau tio" e saiu correndo pelo pátio.
Isso ficou marcado na minha mente e com certeza na lembrança desse colega de trabalho.
O tal debate é um dos típicos debates polêmicas facebookianos e começou a partir de uma afirmação de uma atriz e ex professora minha ,hoje amiga Sheila Campos "Não acredito que o racismo seja da natureza humana. Acredito que seja uma construção cultural."
Sou conivente com esse pensamento da Sheila, meu filho, que vivia em meio a tintas,formas,texturas,cores,manchas, tramas,bichos,flores, via com naturalidade seres malhados, multicoloridos, ver pessoas coloridas diferente da sua ,sejam de cor única ou malhadas para ele era uma possibilidade em potencial e natural...
A prova é que: uma criança descontaminada de preconceitos culturais ,vê as coisas como elas são. Assim como tudo na natureza tem malhas , cores ,jeito e modos diferentes ,por que nao existir pessoas também?
Off para curiosos:( O kike? hoje , para minha alegria, tem quase 20 anos e breve será um lindo ,talentoso , sensivel e humano biomédico...)



Um comentário:

Unknown disse...

Olá Nanamada!
A expectativa da tua reação,sobre o que seu filho falaria,valeu o texto. (rrsrrsrs).
Agora este cabeça chata ( é assim que nós nordestinos nos chamamos),só quer ouvir música francesa.
Obrigado por esat ótima influência.