quarta-feira, 1 de julho de 2015

Guarde nos olhos

Eliana.Essa sou eu,  nasci em uma  tarde de primavera  de 1963 .Minha mãe, muito coruja, disse que  eu iluminei as coisas  e por isso me deu esse nome cujo significado pode ser: De beleza que resplandesce como  o  sol, ou  bela como o sol...Vem de Hélio , sol em grego...Enfim, acho bacana essa coisa de nomes e seus significados e da energia que eles podem ter ao serem  pronunciados, afinal, há a afirmação que :  " O Verbo se fez carne" um  dia ...isso quer dizer que há poder  energetico nas palavras pronunciadas e que sim, elas podem se materializar para o bem ou para o mal  . O que fazer se teu nome tem significado ruim?? Usemos a sabedoria mineira  do João, o Guimaraes Rosa :desenredar é a solução.Crie um novo, bom , potente  e pessoal significado.
È sem duvida um nome megalomaniaco,mas, me diga que mãe não é megalomaniaca com seus filhos pelo menos uma vez na vida? ainda mais com seu primeiro bebê?
Mas,  minha mãe, espiritualizada que era, dizia também que   o desejo dela era que a beleza que eu resplandecesse fosse a do Sol da Justiça  ( Uma das metaforas usadas para  se referir a pessoa de Jesus Cristo). Digo, amigos,  eu tento fazer jus ao nome que tenho,mas a vida nao ajuda, nem as pessoas também (risos) .
Muitas vezes  me distraí com  a dor, raiva ou indignação e deixei a minha sombra tomar conta de algumas coisas, mas ,hoje em dia , tenho ciencia dela, sei  com ela é, que forma tem, que forma toma, quando ela poem os dentes de fora, me  envermelham os  olhos e coloquei  um cabresto nela, e calvago  nela,  e ao menor  sinal dela querer  tomar conta da situação,morder minha perna , to puxando a guia dela e a colocando no seu devido lugar porque quem manda no meu pedaço sou eu mesma.
E a luta  interna é grande , é dolorida,é angustiante para manter essa sombra sobre controle...mas , afinal, viver deve ser exatamente isso, essa luta interna e externa para que no fim vença o amor, a paz  e o bem.Mesmo que seja dentro da gente .
No dia  em que foi registrada  essa imagem eu estava cheia de esperança por causa de  uns novos planos, projetos ,eu estava em  São Paulo , vi  gente que amo e  literalmente pensava ai no que vem de bom pela frente  , no que ando fazendo que está me  dando alegrias ,realizações ,( ainda não financeiras, mas aguardo ansionamente por  isso  tambem )  mas , uma felicidade calma  pessoal e intima que nem tenho como dimensionar a importancia . Talvez nem que eu descrevesse em detalhes  poderia dimensionar porque é além do racional.
Apesar de não existir um sorriso externo e sim um olhar de espanto , emocionada e feliz ,Tenho sempre um olhar de espanto e admiraçao pela vida e muitas vezes por coisas que vejo todo dia, como meus gatos dormindo ,sorriso de um dos meus filhos , o por do sol ou a chuva , por  exemplo.E digo  ,por empirismo  ,que  quando o brilho de teu olhar tem origens e razões profundas e que nada, nem ninguém pode rouba-los, ser feliz não é a meta de vida , é apenas cotidiano , é perene , te pertence ,mesmo em meio às dores inevitaveis.
Quando o brilho de teu olhar nao depende da tristeza e de conspirações contra ninguém,nem sua escalada de vida ( profissional, academica, afetiva)   precisa  pisar em outros para ser  possivel , a liberdade é certa , a paz é plena e o Amor é fato .
Quem me conhece intimamente já deve ter me  ouvido falar  mais de uma  vez que a minha música póstuma, a música que deixaria como lembrança ou mensagem para quem estava ficando, seria "Guarde nos olhos " do Ivan Lins.Ela  é um resumo da minha filosofia pessoal de vida, ela reflete parte  do que sinto e percebo do mundo e de mim . 
Nunca deixe de percorrer os campos, mesmo  que  em dias tão corridos não seja possivel   de  modo concreto,então,  retire a poetica que há dentro de voce e apenas  com seu olhar , sua imaginação , corra por ai  em todos  os campos lindos que  voce ama , e  se delicie como se fosse a ultima vez.
Clica ai na canção e relaxa!  




Nenhum comentário: