sábado, 13 de junho de 2015

Navegar é preciso , viver nao é preciso

O Fernando Pessoa  nasceu no dia 13 de Junho de  1888 e morreu tão jovem ,aos  47  anos, mas essa presença tão  efemera  na terra  foi suficiente para  ele marcar seu nome,  para sempre, enquanto  esse mundo existir.Eu precisava muito  escrever algo  sobre o dia de hoje, mas ,como nao sou Fernando Pessoa,  nao  sei bem  o que escrever  ,por ser  algo com tanto conteudo .Como diria uma  das pessoas do Pessoa :



"Assim como falham as palavras quando querem exprimir
qualquer pensamento, assim falham os pensamentos
quando querem exprimir qualquer realidade. (A.Caeiro)


São tantas delicadezas ,  detalhes , sutilezas , lembranças  que  não cabem em  poucas palavras .A nao ser que eu fosse Fernando Pessoa ....13 de Junho  é  um dia bem marcante na minha vida, pois  ha mais de uma decada , em uma noite com uma  super lua cheia colada na seda  negra do ceu de Brasilia , foi nessa noite que meu destino foi mudado, minha  vida, meu rumo, meu prumo,meus caminhos,minha cidade, meus cabelos (todos os meus cabelos brancos sao dedicados a ele )  , minha  profissao, meus sonhos,meu modo de ver,sentir e viver  no e com o  mundo  .Foi em  um dia 13 de Junho que eu vislumbrei uma vida nova,  a vida que eu havia  pedido  a Deus, que eu nao consegui, ainda ,mas que  sinto tão proxima .Mas ,acontece que eu nao percebia que esse dia 13 de Junho era ,apenas  ,o gatilho , o primeiro dia do resto da vida de algo maravilhoso  que fui construindo a partir dali.Pois, foi uma  noite que eu  tomei  posse de minha vida  de mulher  adulta  de  fato,(mesmo sendo mae e com mais de 35 anos)  fui  sem medo de me enganar, sem medo de me jogar ,velas ao vento , pagando para ver. A partir dali , fui  fazendo  aos poucos uma viagem  pelas pessoas  e  das pessoas dentro de mim , e fui penetrando mais e mais, e me deparei com uma Eu estranha, uma Eu, mais paciente ,espiritualizada, reflexiva,flexivel, mais poetica, que eu poderia imaginar pois  passar por dramas  , aprender com eles e refletir   com eles,faz a gente crescer .Me encontrei muito mais  dolorida,pois  a gente  quando encontra com os nossos" Eus "nao è  facil.Encontrei umas feridas, pude detectar  o que as causou e porque ainda doia e agora  estou  passando cicatrizantes que aprendi a "fabricar" . Hoje nao é um dia que eu comemoro, mas um dia que me visito, sento em frente a mim mesma e me olho profundamente...
Confesso, apesar de  não estar nos  meus melhores dias esteticos, pois quando a gente  começa a olhar muito pra dentro as vezes  passa desapercebido que  o tempo "gasta" a  carne da gente .Mas mesmo  com esse detalhe ,me olhando de pertinho ,me sinto bela e amada .E apenas por esse momento tão meu e tão eu , ja valeu a pena ter nascido .
Fernando Pessoa escreveu coisas que eu amaria ter escrito e nao possuo a sua genialidade .A cada poema ele fala de sentimentos que eu tenho , que eu sou, que eu quero , que eu sinto .São ecos  de percepçoes  que vem além mar, além vida, além corpo ,além  do tempo e  que não me são  estranhas,que sao de entranhas .Ser somente Fernando  nao bastava para tanta vida que havia dentro dele .  Há dias que penso eu mesma ter tantas pessoas em mim quanto as  pessoas do Pessoa e e´somente a Arte que me comporta .Por  ser consumida  por tantas ideias, pensamentos e vontades de ser e fazer um mundo, ou de ser  eu mesma o  melhor possivel  para que  essa minha   pequena e insignificante existencia  fosse parte de um todo bom...aquele tipo de sentimento que faz a gente esquecer do pingo de gente que somos e pensar na humanidade , sabe? 
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso." (*)Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
(imagem criada por Tatiana Paiva)
(texto do livro "Fernando Pessoa - Obra Poética")

Caso voce  goste  bastante   do Fernando Pessoa e não saiba nenhum texto de  memoria, abaixo deixarei alguns poemas dele que foram musicado .Poemas esses, em especial,  muito me tocam. 
Com melodia , é muito mais facil memorizar .Beijos a todos .




Nenhum comentário: