segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

"A Arrumadeira desperta os móveis adormecidos" Gaston Bachelard


Férias,férias. Mulher-mãe jamais tira férias de verdade a não ser em raras excessões. Com a molecada em casa não se tem sossego,é um tal de mãe eu to com fome,mãe quero suco,mãe vamos brincar,mãe conta história,mãe,mãe,maeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!
Com a agitação das duas ultimas semanas nossa casa ficou em petição de socorro. Muita coisa fora de lugar. Muuita roupa pra lavar,enfim,coisas de casa que não tem fim mesmo. Aproveitando os primeiros dias de férias estou colocando as coisas em ordem.
Enquanto eu estava limpando a casa, me lembrei de uma citação do Gaston Bachelard no livro A Poética do espaço quando ele se refere a arrumação da casa e limpeza dos objetos que nela estão. Dei um tempo na vassoura e fui procurar o trechinho pra mostrar pra vocês. Vejam que interessante o que ele fala sobre o polimento dos móveis [...No momento em que acrescentamos um clarão de consciência ao gesto maquinal, no momento em que fazemos fenomenologia esfregando um velho móvel, sentimos nascerem, sob o terno hábito doméstico,impressões novas. A consciência rejuvenesce tudo. Dá aos atos mais familiares um valor de começo...quando com um paninho de lã, que aquece tudo o que toca, passa um pouco de cera aromática em sua mesa, ele cria um novo objeto, aumenta a dignidade humana de um objeto, integra o objeto no estatudo da casa humana...Os objetos assim acariciados nascem realmente de uma luz íntima; chegam a um nível de realidade mais elevado do que os objetos indiferentes, que os objetos definidos pela realidade geométrica. Propagam uma nova realidade de ser. Assumem não somente o seu lugar numa ordem, mas uma comunhão de ordem . Entre um objeto e outro, no aposento, os cuidados domésticos tecem vínculos que unem um passado muito antigo ao dia novo. A arrumadeira desperta os móveis adormecidos.]".A Poética do Espaço Pag. 80 terceiro parágrafo-Gaston Bachelard

Bachelard é meu filosofo preferido e pensando nas coisas por esse ângulo, o trabalho de por a casa em ordem fica muito,muito mais fácil de encarar. Depois de limpar e polir a mesa de centro, me pareceu que ela me sorriu agradecendo.Quase dei um beijo nela,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vou ver minhas panelas!!Bom jantar para todos!