sábado, 8 de dezembro de 2007

Mamãe, voce sabe o que é górgula??



Foi assim que Tuty me acordou hoje. Um questionamento que no primeiro instante ainda sonâmbula, precisei processar a palavra e no que o faria fazer uma pergunta dessas aquela hora da manhã. Sabendo que é um termo bastante usado na arquitetura ,principalmente na medieval,a gótica para ser mais exata ,me perguntei:teria lido algo do Vitor Hugo? visto a animação da Disney? ou quem sabe algosobre a Notre Dame de Paris?
Passados os segundos entre o acordar e eu abrir a boca para respondê-lo, ele foi despejando todas as informações possiveis sobre a própria pergunta.
Interpelei quanto a fonte que ele tinha retirado as informações pois sei que não faz parte do curriculo da segunda série.Ele me disse que havia lido na revistinha que tinhamos comprado essa semana. E foi tagarelando sobre tudo que leu: a vida das abelhas, o processo do sono,como a gente ri, o que os pintores de prédios fazem para pintar os edifícios do lado de fora,por que o panda esta em extinção e o que é uma estação ecológica e pra terminar por que não conseguimos ficar muito tempo sem respirar... Ufa!!
Depois dessa chuva de informações ele arremata com a tradicional pergunta matinal: o que temos de café "di manha"??
E eu que achei que queria comprar a revista somente por conta dos brindes que vinham na edição. Acho que foi um bom investimento de R$ 9,95. Boa tarde de sábado crianças!!



Ps: Górgula é um termo que se origina da palavra francesa gargouille,gargalo ou garganta.Górgulas são a grosso modo,uma espécie de calha para escoar agua de chuva. São parte saliente das calhas de telhados a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. Notre Dame de Paris é um excelente referencial para se observar esses elementos arquitetônicos.

5 comentários:

afectado disse...

Despertar com perguntas assim deve ser complicado para por o cérebro a processar a informação toda :)

Beijo

Benó disse...

Realmente, o nome só por si é horrível e ouvi-lo logo ao acordar... Mas filhos são assim e temos que estar preparadas para responder a qualquer pergunta feita de noite ou de dia.É ou não é?
Felicidades sem fim.

Benó disse...

A peça que eu mostro é decorada em "découpage", portanto não vai à mufla.O prato que também é mostrado anteriormente, esse sim, vai várias vezes à mufla e pode depois ser usado para servir e ser lavado até na máquina. Esta informação eu já dera .
Boa semana com calor aí no Brasil.
Beijos para si.

Lidia disse...

Oi Nana!!!!
Tudo bem, menina???
Achei o máximo essa cena!! Fiquei imaginando sua cara de "ai meu Deus, o que é isso?" e o Tuty ali como se nada demais estivesse ocorrendo.

Beijosss!!!

Anônimo disse...

Novamente me veio aquela estória do pai que têm que explicar ao filho o que é "cornita", que na verdade é cornija, na crônica do Luís Fernando Veríssimo...mas são situações únicas na vida de qualquer pai ou mãe...bacio nel'anima e nel cuore.