segunda-feira, 31 de março de 2008

Meme


Recebi um desafio literário do Henrique do Blog Vai Vendo.
O meme consiste em relatar 5 (cinco) autores de minha preferência e 1 (um) que nunca deveria ter sido publicado.
Obviamente que o que citarei é totalmente pessoal e posso ir de encontro ou contra a opnião de voces.
Começarei pelo autor que jamais deveria ter publicado.
O Autor que não me faria falta. O chamo de autor "bagaceira".
Por favor não me apedrejem!
La vai:
Paulo Coelho:
Não gosto mesmo.Leitura vazia, superficial.Temas rasos, comerciais demais. Não me fazem pensar. Só Admiro o fato dele ter feito tanto sucesso no mundo todo.Sinceramente não entendo.
Me irrito com o ar pseudo- intelectual que ele faz quando esta na mídia, principalmente na Rede Globo. Urgh!! (risos)
Enfim, diante de tantos excelentes autores no pais é inevitável a comparação e ele perde longe.
Acho mesmo que vou processá-lo por perda de horas preciosas que eu gastei ao ler duas de suas obras. O primeiro li e não gostei, ai como todas as pessoas merecem uma segunda chance,de "tira-teima" li o segundo para não falarem que sou uma escorpiana tirana. Confirmei a minha primeira impressão.

Agora vou para o que me da prazer e ter a certeza que valeu à pena aprender a ler aos 3 anos de idade.
Essa lista foi muito dificil em fazer,portanto,como sou muito rebelde ,dei uma mudada no meme por minha conta. Vou citar autores nacionais e estrangeiros que aprecio.

Minha lista top 6 de autores nacionais .


Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta para mim é our concour por isso estaria em qualquer lista de melhores escritores.

José J. veiga. Extremamente imaginativo. Alguns criticos chamam de literatura distópica que seria mais ou menos o contrário de Utópica. Realismo fantástico é o seu forte .Pra mim ele é um dos melhores.Esse autor me fisgou há mais de 20 anos. Quem nunca o leu, recomendo dois livros que gosto muito:Sombras de reis barbudos e A Hora dos Ruminates. Sinto muito que ele não seja tão divulgado como deveria.
João Guimarães Rosa : Esse autor me faz voltar as origens mineiras. Escreve com alma encharcada de cultura e da beleza natural e do povo das Minas Gerais. Nasci na região dos Grandes sertões Veredas e me emociono demais com seus escritos. Para quem não sabe a música Desenredo foi inspirada numa história de Guimarães Rosa . Já citei aqui em outro post .
Nessa categoria de autores que nos levam a passear pelo Brasil, estão também outros que gosto:Graciliano Ramos,Èrico Veríssimo, Jorge Amado.
Cecília Meireles: Gosto muito de poesia e Cecília é uma de nossas grandes poetisas e uma das minhas preferidas . Fala do universo femino como ninguém. Sensibilidade a cada palavra. Nessa mesma linha não posso deixar de citar a lindinha da Cora Coralina.
Carlos Drummond de Andrade: Drummond é sem dúvida, o maior poeta brasileiro contemporâneo. Acho que só isso já justifica meu gosto por seus poemas.Amo seu jeito de escrever sobre o cotidiano,pessoas,natureza,da sua mineirice e seu senso de humor.
Manoel de Barros:Ele escreve como eu gostaria de escrever. Desinventa palavras, dá outras significancias e tem um olhar muito divertido,fantasioso e mágico das coisas. A melhor definição sobre os poemas de manoel de Barros que já li foi feita por Fabrício Carpinejar em poesia para reciclar. Impossivel ler um poema de Manoel de Barros e não pensar.

Top 5 de autores estrangeiros:

Fernando Pessoa: Português. Acredito que 9 entre 10 bons leitores do mundo inteiro devem gostar de ler as pessoas do Pessoa . Seus poemas parecem que foram retirados de dentro de mim e sei que essa sensação não é somente minha. Ele é genial, o Vincent Van Gogh das palavras. Tantos auto-retratos poéticos...
O poema Tabacaria é impressionante.
José de Sousa Saramago: Português. Gosto de seu jeito diferente de escrever. Ele tem uma forma inovadora de montar sues textos, de usar a pontuação. È outro genio da literatura contemporânea .
Rainer Maria Rilke: Austriaco.A primeira vez que me deparei com Rilke foi no meu aniversário de 18 anos quando recebi de presente o livro "Cartas A Um Jovem Poeta" e me apaixonei, simples assim.
Pablo Neruda:Chileno. Seu nome verdadeiro era,Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. Seus escritos são densos, apaixonados, quentes,sensíveis, e ele sabia exatamente como chegar a alma feminina. Bem, pelo menos da minha louca alma feminina.
Gaston Bachelard: Francês. Meu filósofo preferido. Leitura indispensável para quem trabalha na área de criação e artes.Para quem jamais leu algo desse autor sugiro a poética do espaço e O ar e os sonhos. Acredito que dois títulos se encontram facilmente nas livrarias.Infelizmente seus livros em portugues estão em falta nas editoras .
Para Bachelard, "diante do mistério do real, a alma não pode, por decreto, tornar-se ingênua. É impossível anular, de um só golpe, todos os conhecimentos habituais. Diante do real, aquilo que cremos saber com clareza ofusca o que deveríamos saber". (BACHELARD, 1996, p.18)


De brinde vou deixar um poema do Caetano Veloso cujo título é :Livros. Não gosto muito da melodia dessa música,mas a letra é interessante.

LIVROS

Caetano Veloso

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.
Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.
Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

Bem, por hoje é só pessoal!! Novamente farei da mesma forma a indicação do meme. Fica para todos voces que por aqui passarem. Não se esqueçam de avisar que escreveu para eu colar o link de seu blog aqui neste humilde mural. Beijos de letrinhas!!

10 comentários:

Carol disse...

Confesso que dos brasileiros só conheço o Drummond, Cecília Meireles e Paulo Coelho. Dos restantes, tenho que salientar que são excelentes escolhas. Com excepção do Saramago, que detesto! Mas gostos, são gostos!

Denise Machado disse...

Vou despelar o coqueiro: como pôde conseguir não citar nenhum Veríssimo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, concordo quanto ao coelhinho : "Me irrito com o ar pseudo- intelectual que ele faz quando esta na mídia, principalmente na Rede Globo. Urgh!! "

Demais isso aqui! Demais!

♥MáH♥ disse...

Tem como não gostar de Carlos Drumond e Pessoa?? Ahh... num dá né..
rsss

PAulo coelho.. hum... até que eu gosto.
rss

Bjinhus moça!

Anônimo disse...

Drumond e Neruda,principalmente Neruda,pois os poemas dele são lindissimos

bjs

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Memes, nunca entendi direito esse negocio...
Mas, ao citar o Carpinejar, valeu a pena... E os demais, muito bons... Enfim, lista é lista... Poderiamos colocar uma infinidade de escritores e poetas...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Luiz Santilli Jr disse...

Agora que vejo que preciso já, começar a ler...

Também detesto o Paulo Coelho, pois vendeu mais livros que eu!

Meu Fator J Jesus em um novo olhar só vendeu 1000!!!Ainda tem uns 500 para serem vendidos!
Isso o Paulo vendo por minuto!!!

Abraço e se puder visite-me, tenho um post legal hoje!

Luiz

Anakel13 disse...

"no meio do caminho tinha uma pedra... tinha uma pedra no meio do caminho"... hehehe

muito show...

Oi querida amiga blogueira... estou de volta ... espero q sua páscoa tenha sido maravilhosa ... hehe tenho andado muito ausente... verei se apareço mais no blog... rsrs... estou em época de prova... aconteceram tantas mudanças em minha vida... ai ai ai... mas estou bem isso é fato... irei me dedicar mais ao que gosto "escrever"... isso se a facul não me sufocar primeiro com tanto trabalho... hehehe... dê uma passadinha no meu blog... mudei tudo por lá ve oq vc acha...

Tb não sou chegada no Paulo coelho!! Argh!! mesmo!...
Estou me apaixonando por machado... hehehe...

espero q esteja tudo bem com vc!!

abraços... tudo de bom! ^^

Anônimo disse...

De acordo. Saramago é demais. Coelho é de menos!

O que eu tenho pra dizer!!! disse...

oi bom dia eu ate gosto do Paulo Coelho, no meu caso(que fique bem claro)os livros me ajudaram muito, me fizeram voltar pra mim mesma, uma busca interior e tirei liçoes de coisas simples que na maioria das vezes passa batido, assim que passar essa fase de descobertas com certeza virao outros que gostarei tbm, alias Machado e Pessoa ja estou gostando hehehe super bj

Anônimo disse...

obrigado amigo! ótimo post!