sábado, 20 de outubro de 2007

Majas


Brincando com meu filho de 8 anos de recorte e colagem,me lembrei do quanto quando criança,(digamos,uma criança mais nova,com uns 35 anos a menos,risos) gostava de fazer montagens com imagens de revistas,fui aperfeiçoando com o tempo, e depois retocava com lapis de cor.Alguns ficavam surpreendentemente perfeitos.Meu PC que tem a alcunha de Paulo César morreu de faléncia multipla de peças,então passei a usar um antiguinho(Patricia Cristina) que meu marido usa somente para baixar arquivos.Pra vcs terem a noção do nível tecnológico deles,não há photoshop instalado,tive de me virar com o paint brush.Qualquer dia desses derrubo meu filho mais velho doPc dele e faço algo melhor .Ficou tão engraçado que resolvi postar a brincadeira.Goya deve ter se revirado no túmulo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


La Maja desnuda” de GOYA (1746-1828) foi a primeira figura feminina (não mitológica) da História da pintura a mostrar os pêlos pubianos. Tudo leva a crer que ”La Maja desnuda” foi encomendada por Manuel Godoy (ministro de Carlos IV) para seu gabinete, dividindo as atenções com a “Venus del espejo” (ele seria o terceiro proprietário desta obra).


Supõe-se que era recoberta por outro quadro – “La Maja vestida”, também pintada por Goya na mesma posição, formando um jogo freqüente na época. Ambas fazem sucesso no Museu do Prado.Aponta-se a possibilidade de que a Duquesa de Alba, Doña Cayetana (com quem Goya estava unido na ocasião), tenha servido de modelo para as duas Majas. Alguns acreditam que a “vestida” parece mais “desnuda” do que a própria, por apresentar uma técnica com pinceladas mais pastosas e livres, em contraste com a perfeição acadêmica da outra.

----------------------------------------------------------------------------------




Comentário besta: Comecei a escrever asneiras nesse blog,para deixar o Artes manhas e manias,mais "´serio" e organizado.Prometo uma postagem descente sobre Goya ,sua vida e talento e suas obras.Aguardem!!

Nenhum comentário: