quarta-feira, 17 de outubro de 2007

POMBAS!!

Meditando sobre o stress que vivemos ,criamos ou ampliamos diante das situações cotidianas,me recordei de um trecho do livro de Barchelard que diz assim:
"Com essa banalidade,construo uma imagem sincera,uma imagem que é minha,tão minha como se eu mesmo a tivesse inventado,seguindo a doce mania de acreditar que sempre sou o sujeito do que penso."



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!



Viver em comunidade não é fácil,morar "empuleirado" em prédios e apartamentos complica ainda mais.Sempre fui muito cuidadosa para não pertubar vizinhos.Procurei e procuro manter os espaços coletivos em ordem,não deixo as crianças pularem ou correrem em casa,se bem que aqui em casa temos somente o Tuty de 8 anos pois os outros 2 são rapazes,mas mesmo assim controlo o volume dos aparelhos de som e tvs,se preciso sair de salto alto calço o sapato à porta ou os retiro na hora que entro em casa,não usamos a maquina de lavar a noite,proibi o Tuty de brincar de bolinha de gude no corredor,kkkkkkkkkkk.já ouviram??da pra voce seguir todo o percurso da bolinha!!Bem, acredito que são cuidados básicos que vou me espelhando nos ruidos que ouço dos outros apartamentos mais sei que quem mora acima de mim vive e precisa se movimentar em sua própria casa,portanto não me estresso,alias até esqueço que tem gente morando uma parede laje acima...Dia desses o vizinho de baixo bateu em minha porta,achei estranho pois moro em um prédio de apartamento funcional e os moradores de sexo masculino procuram não dirigir a palavra as esposas dos outros ,exceto em casos de extrema necessidade limitam-se a um polido bom dia que a boa educação pede,nada mais além disso,todo e qualquer problema procuram os maridos para as devidas providências.Coisa machista sei disso,mas na maioria das vezes ,principalmente em casos como esse acho até conveniente(risos).Muito bem,ele,o Sr de baixo, estava furioso dizendo que sua ""janela encontrava-se toda "borrada"(dei uma melhorada na frase,não foi bem essa a palavra que usou,kkk)de eca de passarinho e que já não suportava limpá-las todos os dias"".Oras e eu com isso?.Minha vida é tão corrida que não havia me atentado ao fato das janelas borradas!!Ele estava ali pedindo pra eu não colocar meu passarinho na janela,só que eu não tenho um passarinho na janela,tenho vários que me visitam todos os dias e não me importo.Há um pintassilgo que um dia foi do Tuty que fugiu da gaiola que sempre que da na telha volta pois sabe que deixamos agua e sementinhas pra ele num cantinho especial da sala.Há o bicudo,um pardal muito safado que entra e toma conta do pedaço,uma viuvinha.
Piti o canário,este é de estimação...Nos ultimos tempos há um lindo rouxinol,muito timido ainda,mas querendo se enturmar e entrar.Interessante que esses pequenos visitantes alados não fazem bagunça na sala,muito menos "borram" meus espaços internos.Toda bagunça é feita pelos pombos vira-latas e sem escrúpulos passarinhais que amam as sementes das árvores de frente ao bloco. Diante disso falei para o Sr. que não tinha como impedir que os pombos usassem nossas janelas como local de pouso já que as minhas também estavam todas sujas dos tais "borrões "(só fiz essa observação após ter ido ate à janela e observado o estrago que os bichos haviam feito nas vidraças,havia tanto tempo que não me debruçava na janela...),pude observar que há ecas de pombo por todo lado,nos vidros,peitoral,paredes, em locais de difícil acesso,limpar ali só quando chover.Por um instante me dei conta que quase nunca vamos até a janela,quando vou limpar a sala passo o aspirador e um paninho no peitoral e logo fecho as persianas para não ser observada na minha função de Maria de mim mesma.Aqui ainda tem o incoveniente de ter um bloco logo em frente e acho péssimo ver pessoas a espreita de suas janelas de olho em meus movimentos caseiros.Temos todos os cômodos voltados para a frente do edifício,portanto janelas amplas que permitem que vejamos o céu de onde quer que estejamos sentados ou deitados,pode ser por isso que nem nos importamos de ir até elas,já que o que nos interessa esta nos ceus. Mas voltando a tragédia da pobre alma de janelas borradas,andei pensando:seria o caso de distribuir kits completos de fraldas descartáveis para esses pássaros incovenientes ou serão aves???







Manter as janelas extremamente limpas é uma estratégia de eliminação de pàssaros e aves em geral,aqui em Brasilia isso acontece demais .Olha o que aconteceu nesse flagra de um blogueiro chamado Rafael Tomazi,olha a situação da vidraça,ampliando da pra ver melhor o que houve!! Segundo relatos do fotógrafo, a pomba mesmo assim não morreu,kkkkkkkkkkkkkk.



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!





os pombos não invadem minha sala,nem mesmo a de quem quer que seja,são ariscos e possuem comida farta lá embaixo,inclusive deixada por todos que largam cestas de lixos abertas,ou tem habito de jogar restos de comida fora das mesmas.Até mesmo por que não deixaria que entrassem em casa devido as doenças,são grandes demais,tem medo de humanos,possuem piolhos e não cantam...



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Acreditam que o Sr. eca sugeriu que eu fechasse a janela?com o calor que esta fazendo aqui seria mesmo engraçado,alias,torturante ficar de janela fechada...sabe duma coisa, acho calçados e roupas deixado nas janelas para secarem ,expostos,achando que ninguém percebe poluem mais o visual do que ós pombos.Mas ,tentando me colocar nolugar dele,fiz um exercício de observação nas janelas vizinhas e constatei que estamos na mesma situação,kkkkkkk.Confesso que me senti aliviada a consciência,já que levei em consideração a possibilidade de realmente o trânsito da passsarada pela minha janela ser o real motivo do estresse do pobre homem.Resumo da ópera,como todas as janelas estão com vestígios do bombardeio das bazucas anais dos pombos(essa citação foi em homenagem aos Mamonas assassinas,rss),To livre da condenação!!



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!




Consegui meu álibe,meus amiguinhos plumados e cantantes vão continuar bebendo agua fresca e comendo sementinhas na minha casa e me presenteando com seus gorjeios,ficam por momentos tão fulgazes.... Quanto aos pombos,sabiam que teve uma época que sumiram daqui?as más ou boas linguas dizem que alguém havia envenenadoa todos.Vai saber né?.Não,não foi o Sr. Borrão, nessa época ainda não residia entre nós!!Mas isso é uma outra história.Enfim,não preciso me privar dessas visitas penadas...BOM

=====================================================================================

Ps:*Morrendo de rir! Ao terminar este post empombado e penoso,estou ouvindo na Rádio Naninha Caetano Veloso cantando Cucurucucu paloma,na linda versão do filme Hable con ella do Almodovar . Como diria o Tuty:Irado!mó coincidência véi!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Nada é por acaso!!



.Fonte:Gaston Barchelard-A poética do espaço,pag. 45

Nenhum comentário: