quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Vai um arroz doce ai??


Quinta feira,17:00 horas,,de 30 de temperatura e umidade a 13 %.Tuty teve uma idéia.Pediu arroz doce.Nossa tinha tanto tempo que não fazia,mas a ideia foi ótima!!Canela por cima,matou o friozinho da tarde e a vontade de um moleque.
Para quem nao posso mandar uma porçãozinha,ai vai a receita (acabo de lembrar da Ciça,uma figurinha carimbada do orkut,kkkkk).1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar.Bonapetit!




Comentário curioso:Aqui no Brasil,acabou tornando-se uma doce de "pobre",mas, é um doce afamado das melhores cozinheiras portuguesas, tem no entanto uma variabilidade muito grande na sua maneira de confecção. Em Portugal ,Ílhavo é famoso o preparado só com água, mas pelo país, são comuns as receitas de duas cozeduras, uma primeira com água e uma segunda com leite. Outras existem em que se utiliza somente o leite. È comum a utilização de ovos para dar cor, na região de Coimbra por exemplo, estes não são utilizados, ficando o arroz branco.
Este doce deve ter entrado na península pela mão dos árabes. De fato, a introdução da cultura do arroz na Europa, deu-se com a entrada deste povo na península no séc. VIII. O próprio étimo arroz provém do árabe “ar-ruzz”.
Referências a este doce, são já conhecidas em textos árabes. É o caso do “Tratado dos Alimentos” escrito em 1162 por ABŪ MARWĀN ZUHR em Sevilha. Num outro manuscrito anónimo do séc. XIII, sobre a cozinha Hispanho-Árabe, encontra-se uma receita deste doce, aqui com o nome de “Arroz com mel”. Aparece com este nome, pois nestas primeiras referências é utilizado mel e não açúcar }.Além dessas curiosidades,sei também que em Cuba o arroz doce é uma sobremesa super apreciada ,certamente por influência espanhola,que por usa vez teve influencia moura,bla,bla,bla....

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei dona Nanaaaaaaaaaaaaanja!!
Só pra me dar mais água na boca ainda????? É???
Vai viu... deixa... quando eu estiver "perto" da sua pessoa.. vou acampar na sua casa e só saio dai depois de "devastar" seu arroz doce!!
Me aguarde.. me aguarde!! hehehe

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!!

Ai.. esse post me deu uma fome... acho que vou ali e já volto!!