sábado, 10 de novembro de 2007

BENKE


Se existe uma coisa que me da agonia é tentar lembrar de um fato,coisa ou dado e simplesmente ter aquela falha de memória,o chamado branco, recordar fragmentos,mas nada que faça lembrar de um todo. Estávamos eu e meu marido há uns meses atrás conversando sobre música e separando umas cifras,quando comentei sobre uma canção do Milton Nascimento que eu gostaria muito de ensinar ao Tuty (meu filho de 8 anos),para cantarmos juntos.Sabíamos qual era a música eu me lembrava de um pedacinho da melodia,mas nada de lembrar nome ou parte da letra da bendita pra gente procurar no santo Google.
Ontem,depois de meses matutando junto com Inacio pra lembrar da dita,conversando com o Toin l na comuna sobre música,comentei da minha peleja memorial e ele também não se lembrava.Eis que como um raio na mente me lembrei da música e é exatamente a que esta na caixinha de música de hoje.
O nome é da canção è Benke e pelo que sei é o nome de um curumim do povo Kampa.
Kampa é um povo que hoje somam menos de mil pessoas e foram os únicos índios do território brasileiro a usar roupas antes de serem contatados pelos brancos.Agora que já me recordei da canção,surgiu uma questão que me intrigou.O nome do molequinho que canta com o Milton Nascimento é Leonardo Bretas.Me lembro de um menininho bonito e doce de cabelos escuros. Na época que gravou a participação deveria ter uns 9/10 anos.A questão é a seguinte:esse Leo é o mesmo ator global?será??.Agora fico com mais um questionamento...
Ofereço essa linda canção ao Arthur-Tuty,meu curumim oficial e a todos os curumins de todas as raças do mundo inteiro.UM beijo!



Benke



Composição: Milton Nascimento e Márcio Borges
Participação especial:Leonardo Bretas



Beija-flor me chamou: olha
Lua branca chegou na hora
O Beija-Mar me deu prova:
Uma estrela bem nova
Na luminária da mata
Força que vem e renova

Beija-Flor de amor me leva
Como o vento levou a folha

Minha Mamãe soberana
Minha Floresta de jóia
Tu que dás brilho na sombra
Brilhas também lá na praia

Beija-Flor me mandou embora
Trabalhar e abrir os olhos

Estrela d’Água me molha
Tudo que ama e chora
Some na curva do rio
Tudo é dentro e fora
Minha Floresta de jóia

Tem a água
tem a água
tem aquela imensidão
tem sombra da Floresta
tem a luz do coração
Bem-querer!!!








Mais sobre os Kampas:http://www.altiplano.com.br/Kampa.html
Imagens:Beija -flor-Ìtalo Setti
Curumim Kampa:Vicente Rios

Nenhum comentário: