quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Il Sole anche di Notte

"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida."
Léon Tolstoi

Hoje no final de uma aula de modelo vivo,observando toda a produção do dia ali exposta,foi interessante observar a gama de olhares ali representados.Era o mesmo modelo nu,mesma luz,mesmo ambiente e nível técnico,mas focos diferentes.Pensando sobre estética e estilos,me lembrei desse pensamento do Tolstoi e como uma coisa puxa a outra fui me lembrando de varias outras ligadas a olhares,Tolstoi,amor,imagens.... Me lembrei de um filme lindo,da década de 90 que se chama: Noites com sol dos irmãos Taviani.Pode até não ser o mais famoso filme da dupla,mas é o meu preferido.A trilha sonora é ótima,a locação idem, e a história é baseada num romance de Tolstoi,o olhar dos Taviani sobre o padre Sergio,e me deu uma vontade danada de revê-r o filme, o achei na cult vídeo e por azar esta locado,agora só no fim de semana.Há os que criticam essa novela de Leon, a achando moralista, patética,blá,blá,blá,mas não estou interessada nisso hoje em especial, estou somente "pitaqueando" sobre imagens lindas que vi nesse filme.Quem não viu ,deve dar uma espiadinha,alias espie os outros trabalhos do irmãos Taviani.
Pitaco musical:estou deixando na caixinha de música,primeiro plano,Noites com sol do Flávio Venturine do album de 94.Me lembro de ter comprado esse cd porque o Henrique que tinha 3 anos na época se encantou com a música e com a possibilidade de haver noites com sol.Provavelmente Flavio se encantou com filme também,no mínimo pelo título poético.

Fonte da imagem do olhar de artista:www.artenauniversidade.ufpr.br/muvi/artistas/...

Nenhum comentário: