terça-feira, 20 de novembro de 2007

Flor da paixão

Não acham que essa fotinha das crianças em circulo lembra uma flor de maracujá??acho lindissima!!





A história dos africanos nas américas, em especial no Brasil me fascina,emociona e intriga. Imagino o lamento nos porões dos navios negreiros,cruelmente acorrentados ,chicoteados, a tristeza profunda ao serem obrigados a deixar os familiares amigos,suas casas,sua nação,de perder a liberdade,dignidade ,ter a vida saqueada, a dor física ,espiritual e mental. A humilhação,a falta de humanidade,serem tratados como um animais.Alguns eram grandes guerreiros,da "realeza " africana,toda uma história de vida e conquistas,jogadas fora, e aqui tratados como vermes...
Da uma revolta danada quando penso em seres humanos escravizando seres humanos.Achar que nacionalidade,religião,condição social, cor,podem definir o que é melhor ou superior .Isso realmente não faz sentido pra mim.

È fácil notar que até hoje há os que separam o mundo por raças,sendo que todos somos da mesma raça :a raça humana.Agora o que me incomoda,mas chega a me irritar, são aquelas pessoas que negam suas origens,se sentem envergonhadas por serem negros por exemplo,(aproveitando o dia da consciência negra).Noto que ainda há grande resquício de preconceito e infelizmente até mesmo pelos próprios afro-descendentes.
Já notaram como há salão de beleza nesse pais?alias, cabeleleiros?.È impressinante!!Há uma febre que assola o pais todo,febre das "chapinhas,progressivas e afins",antes usavam ferro quente mesmo,mas agora com a tecnologia e evolução cosméticas vejo pessoas que negam suas características genéticas gastam verdadeiras fortunas com esse assunto, e brigam dia e noite com seus cabelos étnicos. Em nome de madeixas lisas,colocam a saúde em risco,usam produtos estranhos como formol.Acreditam nisso? passar formol na cabeça!!
Se existe uma coisa que acho horrorosa, é um cabelo Crespo alisado,é patético, e isso pra mim é a maior prova da não aceitação de suas características.
Conheço uma garota mestiça, como quase toda população do Brasil, pai branco e mãe negra e que faz bom uso de suas belas características afro. Como sabe ser bonita ,tem estilo,valoriza o que tem de bonito e cuida do que sem dúvida da mais trabalho,no caso, o bendito cabelo,mas não altera a condição de crespo,somente dá os nutrientes que esse tipo de cabelo não consegue retirar naturalmente do organismo,isso sim é uma atitude consciente.Parece besteira eu estar falando isso,mas é em detalhes simples e atitudes é que as pessoas se impoem como etnia.
Há uma expressão terrível aqui no Brasil e eu ouvi muito pela minha vida a fora quando eu me posiciono diante dessa questão de querer cabelos lisos a todo custo. A frase era mais ou menos assim:você fala assim de quem alisa o cabelo por que tem cabelo bom.Cabelo bom??todo cabelo é bom pois serve para proteger a cabeça.Se fossemos chamar algum cabelo de ruim seriam aqueles que deixam seus donos desprotegidos,kkkkkkkkk.
Possuimos como nação, um senso estético talvez incosciente ,mas coletivo, que foi deformado por anos e anos de muito preconceito por isso essa dificuldade em aceitar cabelos crespos como belo,pois quem os tinham eram pobres e na sua maioria descendentes de escravos.Estou citando os cabelos,um assunto mais ameno como exemplo pois sei que é o foco de muita luta interna e externa,mas sem dúvida há outras questões,muitomais complexas e conflituosas.
Apesar de ter caracteristica ibero(lado materno que vieram da Espanha),judaica(lado paterno) e indigena dos dois lados,tenho o pé na mãe África.O meu lado andaluz, é mouro,vindo norte da África, provavelmente de Marrocos pelas caracterisiticas descritas dos velhos parentes...fico tão feliz em ter uma lado africano!!A África é linda,rica,é forte,tem uma cultura majestosa e se não fosse a influencia africana em locais como estados Unidos,Brasil,Cuba,etc,etc, com certeza a cultura desses locais seriam no mínimo mais tristes e certamente mais pobre.
Meu amor-marido é negro. Lindo! se orgulha em ser negro.Como ser humano,é uma das melhores pessoas que já tive contato e isso independe da cor da sua pele,é uma questão de cara ter. Me impressiona a parte física,força,pele,dentes,músculos.Não é atoa que muitos dos grandes atletas do mundo são negros.
Deixo aqui meu respeito e admiração por todos os afro-descendentes na esperança de não ver mais pessoas de pele escura,se sentindo inferior ou menos privilegiados,deixando de exigir seus direitos.

Torço para que tomem o seu lugar na sociedade,que tenham as mesmas oportunidades para que cresçam e diminuam essa diferença que faz com que o preconceito ainda viva. Que todos nós,negros,brancos,pardos,mestiços,possamos trabalhar juntos como herdeiros desse pais, o nosso pais multicolorido.Viva Zumbi dos Palmares!!

Nenhum comentário: