segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sapato velho





Falando em pé,estava eu separando roupa, e material pra aula de amanha cedo e me deparei com um dilema.Que calçado usar para não ferir mais o meu pezinho? Sou uma apaixonada por sapatos e os tenho e muitos pares.Inacio não entende pra que preciso de tantos,se tenho apenas um par de pés,mas o caso é que desde menina sempre tive problemas com sapatos.Dependendo do tipo do material ele provoca umas bolhas terriveis e isso ja aconteceu tanto com couro ou sintético,fechados ou rasteiroos.Acho que deve ser algum produto que usam que me causa alergia.Ja pensei na tinta ou cola. Ai uso essa desculpa para comprá-los (risos).
O sapato pode dizer muito das pessoas ,do que elas fazem,de onde vem,de seu estilo e não é por acaso que antigamente era simbolo de status.Na verdade de uma certa forma ainda hoje o é pois há calçados que valem verdadeiras fortunas e ou tros que voce compra com poucos reais.
Acho curiosissimo o fato de que não faz muito tempo os sapatos eram do mesmo formato tanto para o pé esquerdo quanto para o direito e deveria ser estranho calça-los.Já muitos antes do antigo Egito era usado como forma de ditar padrão social,separar pessoas,discriminar. Foram os homens os primeiros a usar saltos altos e eram bordadinhso de brocado e revestidos em seda pura.Puro glamour,uiiii!!.A numeração foi padronizada por polegadas e com a industria nos EUA ,surgiram os primeiros sapatos produzidos em série e isso facilitou as pessoas de menos poder aquisitivo para adquiri-los e é claro que continuou a separa-los pois quem tinha muito dinehiro fazia sapatos sob medida e com modelos exclusivos.A história se repete...lei do eterno retorno?
Uma vez devido há alguns problemas de relacionamento entre alunos dentro de sala de aula fiz uma brincadeira com eles que era a seguinte:todos retirariam os sapatos ,de olhos fechados escolheriam um outro par,isso sem escolher numero,modelo ou se era masculino ou feminino.Deveria calça-lo e fazer um passeio por um espaço previamente combinado.Tinham que observar todas as vantagens e desvategans de estar usando aquele determinado par de sapatos,depois ralatariam a experiência.
Depois de muitas risadas pois algumas meninas de pés pequenos usaram verdadeiras "pranchas 44" e meninos de salto,ou rasteirinhas bem delicadas,pés apertados,pés folgados,pés lindos,limpos e cuidados,pés sujos,mau cheirosos e cansados,pés torcidos,pés pobres,pés ricos,pés expostos...analizamos a sensação de estar no lugar do outro,descobrimos que não é fácil e também nada confortável.
Foi um momento emocionante,bem produtivo ,tivemos pedidos de desculpas, e rendeu um bom resultado.



Aprendi a duras penas,e cometendo alguns erros que:antes de julgarmos alguém ou o caminho que este toma, é necessário tentarmos "calçar seus sapatos".Procurar entender o que esses sapatos fazem em sua trajetória,as marcas que eles deixam,ou que pés estranhos deixaram nele,o molde que os pés do dono imprimem e fazem nele,o desgaste que o uso diario provoca,os obstáculo que tiveram que passar,poças de lama que atravessaram,pedras e latas chutadas,dores ou conforto causados...Há uma história em cada sapato e elas estão entrelaçadas a história de seus donos.



Aprecio muito as imagens dos sapatos de Van Gogh.Além do protesto que eles fazem pois nesse periodo da historia das artes, o artista servia a burgesia e seus caprichos e com certeza pares de sapatos desgastados não era bem algo interessante para ter em suasluxuosas salas de estar.Além desse contexto politico-social que os sapatinhos de Van Gogh nos trazem,gosto da história que cada um me faz imaginar.Logradouros onde passaram, ai faço o link com os quadros, vejo o campo de girasol,ciprestes,platações de trigo,também posso imaginar o caminho e ruas de Paris,dos passeios felizes no campo com seu amigo,suas passadas tristes depois de brigar com o pintor Paul Gauguin(amigo acima citado),pedras chutadas em pensativas caminhadas de um ser tão intenso,inquieto e sofrido que foi Vincent...



Gosto da metáfora dos sapatos.Gosto de sapatos e gosto muito mais de Vincent Van Gogh.
Resumindo,depois do devaneio sobre calçados,amanha irei com minha velha e macia sapatilha.
Que Deus possa conduzir seus passos e que seus caminhos sejam floridos.Que a vida lhe seja leve.Beijos.Boa semana!!
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você lembra, lembra, naquele tempo
eu tinha estrelas nos olhos um jeito de herói, era mais forte e veloz que qualquer mocinho de cowboy...
Você lembra, lembra, eu costumava andar bem mais de mil léguas para poder buscar flores de maio azuis
e os seus cabelos enfeitar, água da fonte cansei de beber pra não envelhecer, como quisesse roubar da manhã um lindo pôr-de-sol...
Hoje, não colho mais as flores de maio, nem sou mais veloz como os heróis. É, talvez eu seja simplesmente como um SAPATO VELHO
mas ainda sirvo se você quiser, basta você me calçar que eu aqueço o frio dos seus pés. (Cláuio Nucci, Paulinho Tapajós e Mu Carvalho).

Osc@r Luiz disse...

Essa anônimo escreveu o que eu escreveria.
Mas como eu não sou anônimo, acho que estou em vantagem.
Um beijo!