domingo, 27 de janeiro de 2008

VIRUNDU???!!



Não é uma doença.
Nem comida.
Musica de origem Africana?
Não...
Muito menos uma dança de nativos da Polinésia Francesa.
Nem bebida à base de leite de lhama e pequenos caracois do Lago Titicaca
A mosca transmissora de perebas azuis?.
Nada disso!!
Virundu é uma síntese da frase " Ouviram do Ipiranga às margens Pláscidas"do nosso tão complexo Hino nacional.

Virundu é o jeito errado de se cantar uma música.Um lapso auditivo.Quando voce não sabe literalmente a letra original e sai cantando a todo pulmão uma letra que se assemelha e muitas vezes a correta e inventa algo que tem um certo sentido ao texto certo..
Resolvi falar sobre isso hoje porque hoje é dia do aniversário de um dos mais "virundados" de nossos compositores:Djavan.
Com suas letras lindas,cheias de complexidades e palavras ricamente escolhidas etrabalhadas por ele, produz pérolas de virunduns do tipo:

“Açaí/ guardiã/ zum de besouro, um ímã”

-Ao sair guardiã Zumbi pisou um limão,branca é as três-da-manhã"
_Ao sair do avião run de tesouro uma irmã grande a fez de manhã
- Ao sair na manhã Rute pisou num imã, tranca a vez na manhã.
- Asse ai, guarde não, zum bebezou um imã, branca é a tres amanha.

E por ai vai.Quando eu era criança, fui mestre em virunduns e voce? qual seu virundun preferido?qual foi composto por voce? Deixo-os aqui nos comentários .

Feliz Aniversáiro!!
E a letra original que é belissima!!
Açaí
Djavan

Solidão de manhã,
Poeira tomando assento
Rajada de vento,
Som de assombração, coração
Sangrando toda palavra sã

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã

Solidão de manhã,
Poeira tomando assento
Rajada de vento,
Som de assombração, coração
Sangrando toda palavra sã

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã




O virandu internacional preferido do meu leitor assiduo o Jarbas do Diario de um lobo.Bem lembrado!!kkkk

25 comentários:

Lau disse...

Viraduns! Que interessante! Mesmo. Não sabia aeuaeuehau

Eu cantava errado quando era pequena sim 8D
Quem não cantava =x

Parabéns pelo blog, me diverti :)

Boa Semana!

Frank Cunha disse...

kkkkkkkkkk
muito boa a postagem.
E com certeza ótimo blog.
Meus parabéns,visite:
http://polvoloko.blogspot.com/

Antonio † disse...

post interessante,
apesar de djavan não ser minha praia.
foi em caldas mesmo, como soube?
auahua

flw
http://evercandy.blogspot.com/

tay (: disse...

Olá!
poxa, amei seu blog!
o meu é novo, mas não tao bom quanto o seu!
eu cometo essas gafes musicais até hoje, não irei mencionar quais por que até me envergonho, mas alias, todos já passaram por isso!

Antonio † disse...

noooooossa mas aí você exagerou na feitiçaria.
uiahuiheuia
brincadeira, acabei de ver que vc é de DF. haha!
eu sou de Goiãnia.
é lá mesmo :D

hehehe

tay (: disse...

D.E.P
pros seus amados PC&PC.
e vida longa ao LP e ao negro drama!
boa noite, amanhã trago mais de minhas reflexões drama-queen, se quiser relembrar sua fase passa lá, porque eu passarei aqui! (:
beeijos.

Jay disse...

UAEhAUehUAeA
"virundus"....me divirto com eles e também os fazendo!! São demais..

Sabão disse...

que interesante não sabia que essas musicas cantadas erradas tinha nome

mais muito interesante seu blog

http://www.escuraclaridao.blogspot.com/

abraço

Anônimo disse...

Que tal essas?
Do babado novo:
Virundu:PIOLHO NA CABEÇA e coração, feito COLA de sabão, me desmancho por vocee.
O certo:PIROU MINHA CABEÇA ; BOLA de sabao


Do padre Marcelo:
Virundu:"Tem anjos do ano neste lugar,
No meio do povo, ensina a votar
Subindo e descendo em todas as eleições..."
O Certo:"Tem anjos voando neste lugar,
No meio do povo em cima do altar
Subindo e descendo em todas as direções..."

Virandu:As luzes da cidade acesas... Caminhando em volta sobre a mesa...
Certo:As luzes da cidade acesas, clareando a foto sobre a mesa...

Não sei quem canta, é de sertanbrega,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Feänor disse...

Meu Virundun preferido é esse:

http://www.youtube.com/watch?v=SNu8Z7R20WU

A famosíssima música "Rivaldo, sai desse lago" rsrs

Gostei desse seu neologismo pra definir o indefinível hehe

Nana Lopes - @Nanamada disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A do Rivaldo é ótima!!

Anônimo disse...

Tem a do docin,rsss
http://www.youtube.com/watch?v=65iTNMJFGOQ

Pedro Ojeda Escudero disse...

¡Virundu!
Qué hermosa creación léxica para algo que todos hemos hecho. De niño lo practicamos hasta que la vergüenza nos puede. Porque cuando escuchamos algo cuya melodía nos atrae no podemos evitar cantarlo, aunque no sepamos la letra.
Saludos.

Hermano disse...

Quem nunca fez isso? Com música em inglês é direto. Eu fazia isso com partes do hino nacional que eu não entendia.

E já tinha visto o video do Prabhu Deva é muito engraçado.

aeheahuehuaehu

^^

Raphael disse...

Virundun dos tempos modernos:

O CARA TUSSIU, O CARA TUSSIU, O CANALHA DO ALTO, QUE ÚTIL...


Abraço pra ti e aparece mais vezes no meu brogue! Podíamos trocar links neh! Que achas?

Paulo Roberto disse...

Eu comento muitos Viraduns, mas nunca deixo de cantar a música mesmo sem saber vou na carona!
E assim aprendemos muitas músicas!
Aquela música de Fabio JUnior, eu cantava e não sabia que era "carne e Unha", eu cantava assim: "Carminha a alma Gemea"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
podes crer, é ridiculo, mas era assim q eu achava q era a letra.
ahuahauhauhauahuahauahua

Anônimo disse...

Virundun!!! Mto bom!!! Não conhecia esse termo... amei o post!!!

Stephany Belleza disse...

Essa música é realmente linda!!

Vixe eu jah fiz tanto dessa tal virandu que nem me lembro =P

Mas num sabia que chamava virandu! O.o

A Nana e as palavras novas dela! rsrs

Bjos linda

O Árabe disse...

Interessantíssimo post, Nana! Ms venho agradecer pelos selinhos... já devidamente colocados no oásis! :) Boa semana, obrigado!

Anônimo disse...

Naninhaaaaaaaaaaaa!

Tem um memezinho hiper legal pra ti no OtherSide!!

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!!!

oi disse...

Boa noite!
Obrigada pela visita, Nana Lopes.

cara nunca tinha ouvida falar do tal virundu.

Cometo sempre um virundo então.
Djavan então nem se fale..rs e caetano, tom zé, zeca baleiro enfim..todos eles complexos e encantadores.

Tem uma banda que provoco sempre o virundu que é Los hermanos. letras lindas e facil, facil de cometer esse lapso.


bj!

O Profeta disse...

Este vento que sopra nos brandais
Leva de arrasto a minha alma
A proa estende-se adiante na vaga
Olhar de garça o meu coração acalma


Boa semana


Mágico beijo

M. disse...

Tem uma música da Elis que eu cantava:
"Mas é você que é mal passado e que não vê..."
Fui descobrir depois que a letra diz:
"Mas é você que ama ao passado e que não vê..."

Igualzinho! hehehe

beijos!
www.outroblogdamary.com

Anônimo disse...

Pior que "trocando de biquini sem parar" ao invés de "tocando B.B.King sem parar" da música "Noite do Prazer" com o indefectível Cláudio Zoli ou então os Paralamas do Sucesso com "Alagados, trenchtown, favela da maré" que muita gente entendia como "Alagados, flintstones, favela da amarela", impossível... Ítalo

Anônimo disse...

Adorei a postagem!
Acho que os virunduns mais comuns são os cantados em inglês, onde a maioria das pessoas não sabe o que está cantando.
Quem não se lembra da versão de uma das participantes do BBB para a música "We are the world"?

Com certeza eu já devo ter cantado muitos virunduns, mas agora só me vem a mente o que uma colega de trabalho me confidenciou.
Até pouco tempo, cantava a música Oceano do maravilhoso Djavam assim:
"Amarelo deserto e seus temores"
Kkkkk